CI

Operação humo desarticula rede de contrabando de cigarros

Operação Humo foi deflagrada na manhã dessa quarta-feira, dia 13, com o objetivo desarticular uma rede de distribuidores de cigarro de origem


A Operação Humo foi deflagrada na manhã dessa quarta-feira, dia 13, com o objetivo desarticular uma rede de distribuidores de cigarro de origem paraguaia com atuação nos três estados da região Sul e também no Uruguai. Cerca de 200 policiais federais e 80 policiais rodoviários federais participaram da ação.

Foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São alvos da ação policial os depósitos de mercadorias, estabelecimentos comerciais e endereços residenciais vinculados aos investigados. A operação também resultou no sequestro de bens e no bloqueio de valores de contas bancárias de 16 pessoas. Segundo a polícia, 32 veículos foram apreendidos. Os contrabandistas usavam carros pessoais e caminhões com fundo falso para carregar os produtos.

O inquérito foi instaurado pela Polícia Federal no Chuí em setembro do ano passado, a partir da apreensão de uma carga de 70 mil cigarros contrabandeados, que seria distribuída no Uruguai, onde essa mercadoria é vendida por valor mais alto do que no Brasil. A partir dessa apreensão, os investigadores iniciaram o mapeamento de uma grande rede de distribuição da mercadoria ilegal para diversos pontos do Rio Grande do Sul, principalmente para Porto Alegre e Região Metropolitana, Pelotas, Rio Grande, Litoral Sul do Estado e cidades da fronteira com o Uruguai. Também foram identificados distribuidores em Foz do Iguaçu e Marumbi, no Paraná, e na cidade catarinense de Palhoça.

Desde o início da investigação, foram apreendidos pela PF e pela PRF mais de 1,4 milhão de maços de cigarro, presas 34 pessoas em flagrante e apreendidos 31 veículos avaliados em mais de R$ 900 mil, no âmbito da Operação Humo. Somente com essas apreensões, a estimativa de créditos tributários evadidos supera R$ 10 milhões.

Os crimes investigados na Operação Humo são contrabando, organização criminosa, corrupção de menores, lavagem de capitais e falsidade ideológica. Em coletiva de imprensa, os oficiais afirmaram que a operação visou desarticular essas organizações atingindo indivíduos no nível de comando da rede criminosa. A Polícia reitera que o delito de contrabando de cigarros não é isolado e está intimamente ligado a outros crimes que afetam grandes cidades, como furto de veículos e tráfico de drogas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.