CI

SENAR-PR disponibiliza novos cursos para 2021

Lista inclui 19 títulos nas áreas de gestão, fruticultura, grãos, mecanização, bovinocultura de leite, meio ambiente e cafeicultura


Foto: Marcel Oliveira

O catálogo de cursos do SENAR-PR reserva novidades para 2021. No próximo ano, a entidade vai disponibilizar 19 novos títulos de capacitação, abrangendo as áreas de gestão, fruticultura, grãos, mecanização, bovinocultura de leite, meio ambiente e cafeicultura. As novas capacitações foram elaboradas a partir da identificação de necessidades dos produtores e trabalhadores rurais do Paraná, além do feedback de supervisores e parceiros do SENAR-PR.

“O SENAR-PR tem o compromisso de manter o catálogo de cursos sempre atualizado frente às constantes evoluções do trabalho no campo e as novidades no meio rural. O nosso grande desafio é identificar as principais demandas do setor, assimilando suas prioridades, limitações e exigências, para, dessa forma, continuarmos cumprindo o nosso papel de combinar formação profissional de qualidade com promoção social, propiciando igualdade de oportunidades e orientando o produtor e o trabalhador rural a tirar o melhor proveito de sua atividade”, destaca a superintendente do SENAR-PR, Débora Grimm.

Desde a sua criação, na década de 1990, os principais pontos que norteiam o desenvolvimento de um novo curso do SENAR-PR são demandas do público e inovações tecnológicas. “O SENAR-PR avalia desde pedidos de produtores e sindicatos rurais até eventos promovidos pelo setor e tendências do agronegócio, como panorama econômico e resultados específicos de cada cadeia. Já em relação às inovações tecnológicas, levamos em consideração os novos produtos e serviços presentes no mercado e a necessidade de capacitação dos produtores e trabalhadores rurais para a adoção destas ferramentas, como máquinas agrícolas mais modernas e o uso de drones para a agropecuária, por exemplo”, aponta o gerente do Departamento Técnico (Detec) do SENAR-PR, Arthur Piazza Bergamini.

No primeiro semestre deste ano, o SENAR-PR deu início a um levantamento para definição de novos títulos por meio de uma pesquisa online destinada a produtores, trabalhadores e famílias rurais, técnicos e estudantes do setor agropecuário. Segundo o gerente técnico da entidade, esse questionário foi um complemento ao trabalho de pesquisa realizado pelo SENAR-PR para a estruturação do catálogo de cursos.

Algumas das novas capacitações já estão disponíveis e outras estão sendo inseridas no sistema educacional do SENAR-PR para que mobilizadores, produtores e sindicatos rurais interessados possam se organizar com antecedência, planejando os cursos a partir de 2021. Recentemente, a página de cursos foi otimizada e lançada em um novo formato, que facilita o acesso às informações e inscrições das mais de 300 capacitações da entidade.

Novidades

Uma das novidades é a capacitação “Manejo Integrado de Pragas (MIP) no Morangueiro”, em que o participante vai aprender a diferenciar as pragas dos organismos benéficos, além das técnicas de monitoramento e amostragem que definem quando aplicar as diferentes medidas de controle. O título faz parte de um programa especial desenvolvido pelo SENAR-PR sobre capacitações em MIP, que também estão disponíveis para as culturas de soja, milho e trigo.

Outro curso que vai integrar o catálogo da entidade a partir de 2021 é o “Restauração florestal”, cuja abordagem está relacionada com as legislações ambientais e o trabalho conduzido pela FAEP para integrar o trabalho do produtor rural com a responsabilidade de proteção ao meio ambiente.

Confira a lista completa dos novos cursos do SENAR-PR ofertados a partir de 2021:

Gestão:

– Técnicas de negociação

– Marketing no agronegócio

– Fluxo de caixa

– Planejamento e controle

Fruticultura:

– MIP Morango

Grãos:

– MIP Milho

Mecanização:

– Pulverizador tratorizados de barra

– Direcionamento automático de máquinas

Equipamentos de preparo de solos:

– Enxada rotativa

– Operação e manutenção arados e grades

– Operação e manutenção de escarificadores e subsoladores

– Manutenção de tratores agrícolas

Bovinocultura de leite:

– Manejo e alimentação de bezerras e novilhas leiteiras

– Bem-estar animal

– Instalações para bovinocultura de leite

– Qualidade do leite

– Conservação de forragens

Meio ambiente:

– Restauração florestal

Café:

– Comercialização de café

Nova página de cursos auxilia produtores e trabalhadores

No final de agosto, o SENAR-PR colocou no ar a sua nova página de cursos. O espaço facilita a procura dos cursos oferecidos pela instituição por parte dos produtores e trabalhadores rurais, pois apresenta informações como conteúdo programático, público-alvo, pré-requisitos e materiais necessários.

A página facilita a navegação dos usuários, pois basta pesquisar de acordo com a área de interesse (agricultura, bovinocultura, gestão, máquinas, entre outras) e também pelo nome específico da formação. Logo que abre a página, os produtores e trabalhadores rurais se deparam com a pergunta: “O que deseja aprender?”. Em seguida, abaixo, o usuário deve preencher os campos: área de interesse e/ ou o nome do curso. Também é possível utilizar filtros para selecionar apenas os cursos presenciais ou as formações na modalidade Ensino a Distância (EaD).

Outra novidade é o botão “Tenho interesse”, por meio do qual o produtor e/ou trabalhador rural sinaliza um determinado curso que pretende fazer e, futuramente, o SENAR-PR avisa quando for aberta turma naquela formação.

Para conferir o catálogo dos mais de 300 cursos do SENAR-PR, clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.