CI

PR: campanha regional combate as formigas cortadeiras

O foco do trabalho foi mostrar a importância de fazer o controle da formiga cortadeira de forma a minimizar sua ação


As formigas cortadeiras estão ganhando grande importância como praga em todo o Estado do Paraná, mas em especial no Noroeste, onde está destruindo muitas lavouras, pastagens e florestas, causando sérios prejuízos econômicos aos produtores rurais.

Os extensionistas do Instituto Emater de Umuarama decidiram que seria essencial a criação de uma campanha para conscientizar os atores do agronegócio sobre o combate às formigas. Assim, após planejamento e organização, foram definidas etapas estratégicas para o sucesso da campanha. Em um primeiro momento foram convidados lideranças e técnicos da área, compondo um trabalho com formadores de opinião.

Participaram secretários municipais de agricultura de diversos municípios, técnicos destas secretarias, técnicos de empresas agropecuárias e cooperativas, representantes de sindicatos rurais, sindicatos de trabalhadores rurais, sociedade rural, associação comercial, professores e alunos de universidades e o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom.

O foco do trabalho foi mostrar a importância de fazer o controle da formiga cortadeira de forma a minimizar sua ação e reduzir os prejuízos por ela causados. Foram ministradas três palestras, sendo a primeira por José Cosme de Lima, Biólogo do Instituto Emater de Umuarama,  sobre o Manejo de Formigas Cortadeiras; a segunda por Antônio Duarte da Rocha, Engenheiro Agrônomo da Adapar de Altônia, sobre Legislações Federal e Estadual relacionadas às formigas cortadeiras; e a última por Anderson Quinaia, Engenheiro Agrônomo da Prefeitura  Municipal  de Umuarama, que abordou sobre o Manejo Adequado de Solos.

O trabalho de combate às formigas cortadeiras, porque estas não respeitam  divisas geográficas e de propriedades, requer união de produtores e demais envolvidos no cenário produtivo para obter sucesso, e o lançamento da campanha não poderia ser diferente, sendo que foi elaborada em parceria com diversas instituições que estão dispostas a empenhar esforços contra as formigas e melhorar as produtividades das culturas paranaenses.

A próxima etapa consiste em promover novos eventos de combate às formigas cortadeiras em todos os municípios da região de Umuarama, para que o controle seja integrado nos municípios e suas propriedades. 

José Jaime de Lima, Gerente Regional do Instituto Emater de Umuarama, participou da organização e citou que é fundamental mostrar detalhes importantes sobre o manejo das formigas cortadeiras aos participantes para se obterem melhores resultados ao longo da campanha. “Nós escavamos formigueiros para mostrar a enorme estrutura do formigueiro, e como isso explica a falta de resultado na aplicação de alguns produtos formicidas. A proposta da campanha é um controle generalizado, pois se só uma propriedade ou só um município controlar não vai adiantar, pois a formiga não conhece a divisa”, disse José Jaime.

De forma a complementar a campanha de combate, no dia 07 de agosto haverá um treinamento exclusivo para técnicos, para que estes ganhem mais segurança para aplicar técnicas de combate às formigas e orientações aos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.