CI

Granizo atinge mais de mil lavouras de tabaco

Em setembro a entidade havia listado 4.305 mil produtores prejudicados


Foto: Divulgação Gazeta do Sul

O granizo não tem dado trégua para os fumicultores do Rio Grande do Sul. Em setembro a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) já havia confirmado que a incidência estava maior nesta safra que na passada. Ainda em setembro a entidade havia listado 4.305 mil produtores dos três estados do Sul prejudicados pelo granizo na safra 2020/2021. No mesmo período do ano passado, eram apenas 529 atingidos. 

No primeiro final de semana de outubro outras 874 lavouras foram atingidas em Santa Catarina. Na última segunda-feira (16) produtores do Vale do Rio Pardo (RS) foram novamente surpreendidos pelo fenômeno. A Afubra contabilizou 268 lavouras atingidas na região. Os municípios mais atingidos foram Sobradinho e Venâncio Aires. Já em toda região Sul o volume somou 1.341 propriedades afetadas.

Por outro lado a chuva era muito aguardada e o volume registrado foi pequeno, menos de 20mm. No estado gaúcho a colheita avança. Em Santa Cruz do Sul e Candelária chega a 28% do volume total, enquanto Venâncio Aires já está com 30. Nos municípios da parte alta, o índice é menor, com variação entre 5% e 10%. 

Conforme o Portal Agrolink já havia noticiado a compra da nova safra começa em dezembro nas principais empresas fumageiras.

VEJA: Compra da safra de tabaco abre em dezembro


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.