Paraná começa semeio do trigo
CI
Imagem: Marcel Oliveira
SAFRA

Paraná começa semeio do trigo

Estado deve colher 3,77 milhões de toneladas do cereal, alta de 21%
Por: -Eliza Maliszewski

O Paraná, maior produtor de trigo do país, começou os trabalhos de plantio da safra 2020/21. Segundo o Departamento de Agricultura Rural (Deral) a área ainda está na casa de 1% mas na média da semeadura das safras anteriores.

Segundo o analista do Deral Carlos Hugo Godinho, em entrevista à Reuters, a expectativa é que venham chuvas abaixo da médias nas regiões que cultivam o cereal, mas isso não seria um problema para o trigo, desde que tenha algum volume de água suficiente para germinação.

“O trigo não é uma cultura muito exigente em água, então pode-se esperar que não seja (um cenário) muito problemático num primeiro momento”, afirmou. Ele lembrou que a perspectiva inicial para a safra de trigo paranaense, formulada com base no potencial de produção, é muito otimista. De acordo com o órgão, o Estado deve colher 3,77 milhões de toneladas do cereal, alta de 21% em relação ao ciclo anterior.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área paranaense destinada ao cereal de inverno deve ser igual a da safra passada, com 1.117 milhão de hectares. Em todo o país são esperadas 6,43 milhões de toneladas, uma alta de 3,3%.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink