CI

Exportações crescem 2% no primeiro semestre

Brasil embarcou quase dois milhões de toneladas de carne de frango no primeiro semestre de 2020


Foto: Pixabay

Os embarques de carne de frango in natura somaram 1.974.717 de toneladas de janeiro a junho de 2020, registrando uma variação positiva de 2%. No total as exportações da carne somaram 2.897,13 no período, representando uma queda de 7,6% quando comparado ao primeiro semestre de 2019 Os dados são do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior E Serviços.

A carne de frango corresponde a 2,85% das exportações totais do Brasil. Já no ranking das exportações da Indústria de Transformação a proteína ocupa a quarta posição e corresponde a 5,35% das exportações dos Produtos Básicos no período.

O maior comprador da carne de frango brasileira continua sendo a China que somada a Hong Kong receberam 28,2% de toda carne embarcada no período. Com os casos de Peste Suína Africana no país os consumidores têm aumentando a procura por outras proteínas como a carne de frango. Os envios para China já são 24,3%  maior na comparação com o mesmo período de 2019.

O Japão e a Arábia Saudita vêm na sequencia posição com 12%  e 11% dos embarques respectivamente, seguido por Emirados Árabes com 7,8%.

Entre os estados produtores o Paraná segue como maior exportador, sendo responsável por 39,6% da carne exportada. De janeiro a junho o estado já soma US$ 1,15 bilhão.

Santa Catarina registrou uma variação negativa de 37,5% no período, mas se mantem como segundo maior exportador. O estado foi responsável por 23,6% do total embarcado, somando US$ 683 milhões no período. Na sequência vem Rio Grande do Sul com 15,8% de participação, Goiás com 5,89% e São Paulo com 4,85%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.