CI

Granizo e vento atingem pelo menos 270 lavouras de tabaco

Afubra acredita que o número vai aumentar e chegar a mil


O granizo e o vento registrados no fim de semana causaram transtornos para moradores da região. No Vale do Rio Pardo, cerca de 50 lavouras foram atingidas. Nos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), foram feitos registros em 270 propriedades, mas a Afubra acredita que o número vai aumentar e chegar a mil.

Segundo o gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, no Vale do Rio Pardo o número também pode aumentar, já que choveu ainda na manhã desta segunda-feira, 14. “Quem nos comunicou alegou que os prejuízos não foram de grande monta. Independente disso, todos os locais que comunicaram o problema com granizo serão visitados”, falou.

Ogliari lembra que a temperatura sofreu altos e baixos nas últimas três semanas. Mesmo assim, comparando o mesmo período com o ano anterior, até o dia 12 já eram cerca de quatro mil lavouras atingidas. Neste ano, são pouco mais de duas mil. “Qualquer folha que quebra é prejuízo”, adiantou.

Vento forte

Na lavoura do agricultor Giovane Weber, que fica na divisa entre Cerro Alegre Alto e Linha João Alves, foi o vento que quebrou as folhas de tabaco. O incidente, segundo ele, acaba refletindo no peso final da safra. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Plantio do tabaco

O gerente técnico fez um panorama sobre o plantio do tabaco na região Sul. A região litorânea de Santa Catarina está na fase de colheita. “Aqui no Vale do Rio Pardo está praticamente tudo transplantado. No Sul do Estado apenas 40% foi transplantado por ser uma região mais tardia.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.