CI

PR: culturas de inverno podem recuperar o solo

As culturas de inverno podem ser uma opção de rotação de culturas em substituição ao cultivo do milho safrinha


As culturas de inverno podem ser uma opção de rotação de culturas em substituição ao cultivo do milho safrinha. Além de proporcionarem renda com a venda das sementes,  essas espécies auxiliam decisivamente no controle de ervas daninhas, pragas, compactação e erosão de solos. Produtores da região de Doutor Camargo conheceram essas e outras vantagens das culturas de inverno durante uma Tarde de Campo, nesta segunda-feira (19).

Os organizadores da Tarde de Campo apresentaram informações sobre cultivares de aveia preta, aveia branca e triticale, microbiologia de solos e taxas de infiltração de água nos solos. As espécies de gramíneas de inverno fornecem nutrientes, como fósforo e potássio,  ao solo e contribuem para o aumento do teor de matéria orgânica.

Na área demonstrativa do produtor  Angelo Calvi, em Doutor Camargo,  os visitantes conheceram a cultivar IPR Afrodite, aveia branca que apresenta ampla adaptação de plantio, alto rendimento de grãos e ótima qualidade tecnológica. Outra opção mostrada foi o Iapar-61 Ibiporã, cultivar de aveia preta de ciclo tardio, que é destinada à alimentação animal. Essa aveia se presta ao pastoreio direto,  bem como para o fornecimento aos animais no cocho, fabricação de feno e de silagem. A IPR Cabocla é uma cultivar de aveia preta, de ciclo curto, que tem uma boa produção de grãos. Já a IPR Aimoré, cultivar de triticale de ciclo precoce, tem uma ampla capacidade de adaptação de plantio.

De acordo com Silvio Ferrari, do Instituto Emater de Doutor Camargo, a aveia tem um valor comercial interessante. "O grão da aveia preta Iapar 61, por exemplo, pode ser destinado à produção de sementes e fábricas de ração. Já a aveia branca pode ser usada para todos esses fins e também para o consumo humano. O produto tem muita demanda no segmento de alimentos naturais", afirmou o extensionista. A Tarde  de Campo sobre culturas de inverno foi promovida pelo Instituto Emater, IAPAR e Cocamar e foi dirigida a agricultores, extensionistas e demais técnicos da região. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.