CI

Dia de campo apresenta batata BRS F63 Camila a produtores da região de Vargem Grande do Sul-SP

BRS F63 Camila será apresentada a produtores rurais da região sudeste do estado de São Paulo


A BRS F63 Camila, nova cultivar de batata desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa, será apresentada a produtores rurais da região sudeste do estado de São Paulo em dia de campo a ser realizado em 25 de julho com saída às 8h da Gran Safra Cereais, localizada na Rodovia Vicente Botta (SP 267), 2376, em Vargem Grande do Sul (SP). A AGROSEM (Sociedade Cooperativa União Agrícola Canoinhas), empresa licenciada pela Embrapa, está disponibilizando um lote de duas mil caixas de sementes para os produtores de batata. Além da apresentação aos produtores, a Embrapa irá divulgar a batata BRS F63 Camila a atacadistas da Ceasa de Campinas (SP) e Ceagesp, em São Paulo (SP), nos dias 24 e 26 de julho respectivamente.

Lançada em março de 2015, a batata BRS F63 Camila é resultado de 11 anos de pesquisa da Embrapa Clima Temperado (Pelotas - RS), Embrapa Hortaliças (Brasília - DF) e Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa. A cultivar de batata BRS F63 Camila possui como diferenciais a resistência ao vírus Y, doença que causa degeneração das sementes e reduz a produtividade e a qualidade das lavouras. Com essa resistência, a cultivar garante maior número de multiplicações da semente, tornando-se mais barata e de melhor qualidade. Além de elevado rendimento de tubérculos com características comerciais, e por ter maior conteúdo de matéria seca, propicia maior vida útil dos tubérculos depois de colhidos.

Culinária

A BRS F63 Camila é versátil na culinária, tendo sido desenvolvida para atender às crescentes exigências dos consumidores brasileiros. É voltada à cocção e depois de cozida, apresenta textura firme. Nas análises sensoriais, apresentou sabor diferenciado e, por isso, também é indicada à cozinha especializada. "A expectativa é que atenda às demandas do produtor e satisfaça o consumidor", explica o pesquisador da Embrapa Arione Pereira, líder do Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa.

Rendimento

A BRS F63 Camila apresenta boa aparência de tubérculos, e quanto ao rendimento de tubérculos "chega a ser de até 10 a 20% superior à principal concorrente que está no mercado", estima o analista da Secretaria de Inovação e Negócios, Antônio Bortoletto, tendo como base as avaliações dos produtores que estão testando a cultivar.

 As batatas têm pele amarela e lisa, formato ovalado, com olhos rasos, e polpa amarela clara. Apresenta ainda período de dormência e ciclo vegetativo médios. A nova cultivar é indicada para plantio na região Sul do país e nas épocas mais frias das demais regiões produtoras.

Informações adicionais:

Escritório de Canoinhas-SC da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, pelos telefones (47) 3624-0127, (47) 3624-0195 ou (47) 3624-2077; ou pelo e-mail: [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.