Cevada tem boa produtividade e preços favoráveis
Boletim aponta ritmo intenso na colheita de cevada
Foto: Canva
O Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), apontou avanço na colheita da cevada no Paraná. Após um período de chuvas intensas, os dias recentes de tempo firme favoreceram a rápida evolução dos trabalhos.
“O percentual da área colhida passou de 56% para 83% em apenas uma semana”, informaram os analistas do Deral. O ritmo mais intenso de colheita foi observado principalmente na região do distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Segundo o boletim, a previsão de chuvas a partir do dia 12, com expectativa de cinco dias chuvosos no estado, também contribuiu para acelerar as atividades nas áreas ainda em campo, sempre que as condições climáticas permitem.
Os técnicos do Deral destacaram que são poucos os registros de lavouras afetadas pelos eventos climáticos das últimas semanas. “Mesmo a preocupação com a qualidade do produto, em função da alta umidade registrada, foi dirimida”, acrescentaram.
O relatório ressaltou ainda que a cevada apresentou vantagem sobre o trigo neste ciclo, especialmente em relação ao preço. “Com grande parte dos contratos firmados em valores favoráveis, as boas produtividades devem se converter em margens positivas para os produtores”, apontou o Deral. Em janeiro, a saca de cevada foi negociada a R$ 84,93, atingindo média de R$ 92,08 em fevereiro. Esse valor é 29% superior aos preços atuais, o que garantiu boa rentabilidade em parte das lavouras.