CI

Chuvas favorecem desenvolvimento das culturas de verão no PR

As lavouras de soja na regional de Ivaiporã tem área de plantio de 158 mil hectares


As chuvas que ocorreram na madrugada de hoje (27), variando de 30 a 40 milímetros, nos 15 municípios da regional de Ivaiporã da Secretária Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), favoreceram as lavouras de verão, de acordo com informativo conjuntural do Departamento de Economia Rural (Deral). A precipitação acumulada para o mês até ontem era de pouco mais de 130 milímetros. 

Conforme o agrônomo do Deral, Sérgio Carlos Empinotti, a chuva chega em boa hora para os produtores da região.  “A umidade proporciona uma redução do estresse hídrico, o que pode melhorar o desenvolvimento das plantas. Principalmente para as lavouras de soja, porque a maioria das plantas estavam em uma fase de pós germinação e com quase 15 dias sem receber umidade. Agora a tendência é deslanchar, mas é preciso mais chuva para que seja bem absorvido no solo, e as lavouras se formem adequadamente”. 

As lavouras de soja na regional tem área de plantio de 158 mil hectares.  O relatório mostra que da área plantada com o grão 90% se encontra em fase de desenvolvimento e 10% em pós germinação. Na regional, a média de produção da soja é de 3.6 mil quilos por hectare. Com o clima colaborando a estimativa de produção é de 568 mil toneladas.

 Empinotti, alerta os produtores para estarem iniciando o tratamento fitossanitário das plantas. “O ideal seria logo após as chuvas, porque na fase atual o tratamento atinge a planta como um todo, protegendo contra pragas e a ferrugem asiática, que costuma aparecer após períodos de chuvas”.

O   milho e o feijão tem situação semelhante a soja e o agrônomo acredita em bom desenvolvimento a partir das chuvas de hoje.  O feijão das águas nesta temporada tem área plantada de apenas 1.8 mil ha. A média de produtividade da leguminosa na regional  é de 1.7 mil quilos por ha.  O milho foi semeado na regional em  3.8 mil ha. A média de produção do milho na regional é de 8 mil quilos por hectare. Com o clima colaborando a previsão de colheita é de 14.4 mil ton. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.