CI

Passo do Sobrado e São Lourenço do Sul recebem o 10º Ciclo de Conscientização

Direitos da criança e do adolescente e práticas que preservam a saúde e a segurança do produtor


Os municípios de Passo do Sobrado e São Lourenço do Sul, localizados no Rio Grande do Sul, recebem a 10ª edição do Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Os eventos reunirão produtores de tabaco, agentes de saúde, diretores de escolas, autoridades e imprensa a partir das 13 horas, nos dias 24 e 26 de julho, respectivamente.

Em Passo do Sobrado, o evento acontece no Salão Paroquial (Rua Gustavo Jorge Dettenborn, 284 - Centro); já em São Lourenço do Sul, será realizado no Galpão Crioulo do Camping (Alameda Mano Serpa, 2005 - Morro Cedro). A programação integra vídeos informativos sobre questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos e a importância da utilização da vestimenta de colheita, bem como um bate-papo sobre trabalho infantil e uma peça teatral sobre os temas.

Os seminários realizados desde 2009 em municípios produtores de tabaco atendem aos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília. Em nove anos, os seminários do Ciclo de Conscientização já contabilizaram a participação de 23 mil pessoas, a maioria produtores de tabaco, em 55 municípios da Região Sul do Brasil. O setor do tabaco é pioneiro no combate ao trabalho infantil no meio rural. Há 20 anos desenvolve ações para conscientizar o produtor a cumprir a legislação, uma vez que menores de 18 anos não podem trabalhar na produção. Também é o único a exigir o comprovante de matrícula dos filhos dos agricultores em idade escolar e o atestado de frequência para a renovação do contrato comercial existente entre empresas e produtores, dentro do Sistema Integrado de Produção de Tabaco.

TABACO EM FOLHA – O tabaco representa a 8º maior receita agropecuária da Região Sul do Brasil e a 15ª no ranking nacional; na pauta de exportações, é o 10º produto mais embarcado pelo País. Pelo 25º ano consecutivo, o Brasil é o líder mundial em exportações de tabaco: em 2017 foram exportadas 462 mil toneladas, movimentando US$ 2,09 bilhões. O Brasil é também o 2º maior produtor de tabaco do mundo, atrás somente da China. No País, são 600 mil pessoas envolvidas na produção rural e 40 mil empregos diretos nas indústrias, em 566 municípios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.