CI

SENAR-PR promove Olimpíada Rural de forma virtual neste ano

A tradicional Olimpíada este ano será de maneira remota e virtual


Foto: Divulgação

A tradicional Olimpíada Rural disputada por alunos dos programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), realizada anualmente pelo SENAR-PR, este ano será de maneira remota e virtual. A mudança atende à necessidade de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. A ideia é levar a competição – que trabalha questões como liderança e capacidade de expressão, além do conhecimento dos conteúdos – para o mundo digital, sem deixar de desafiar os jovens a superarem os desafios e estreitarem os laços com o meio rural.

Nos anos anteriores, quando as atividades eram presenciais, os instrutores do JAA e do AAJ selecionavam cinco alunos de cada turma para a fase seguinte da competição. Estes 105 alunos eram divididos em equipes de sete participantes e vinham a Curitiba, no dia de realização do evento do Programa Empreendedor Rural (PER), onde participavam da fase final da Olimpíada Rural.

A expectativa nesta edição, com todas as atividades realizadas de forma online, é que a adesão dos estudantes seja ainda maior. “Nos anos anteriores, o instrutor só podia indicar cinco alunos por turma para participar. Agora, no formato online, não teremos esta restrição, então imagino que a participação pode aumentar”, avalia o instrutor do SENAR-PR Geremias Cilião.

A competição foi formatada de modo que os estudantes não precisem sair de casa para realizar as provas, respeitando a necessidade de isolamento social. “Fomos buscar ferramentas virtuais para tornar as aulas e as provas mais dinâmicas e atrativas”, afirma Cilião. “A questão de adaptar o que acontecia de forma presencial para uma forma virtual, mantendo as mesmas características, de trabalho em grupo e liderança, foi o maior desafio”, observa a também instrutora do SENAR-PR Francieli Cristina Grings.

Nesta edição, a Olimpíada Rural contará com uma etapa classificatória com questões de língua portuguesa, matemática e o conteúdo técnico ministrado aos alunos, relativo à prática agropecuária. Do total de inscritos, 75 passarão para a segunda fase da competição. Nesta etapa, eles serão divididos em 15 equipes de cinco pessoas. A ideia, segundo Cilião, é que as equipes sejam compostas por estudantes de diferentes cidades, idades e programas (AAJ e AAJ), de modo que a troca de experiências seja ainda mais rica.

A prova final da competição será um estudo de caso ligado à atividade agropecuária e à sustentabilidade. “Os alunos terão um mês para encontrar a resposta para um problema concreto. Para isso terão que buscar soluções que utilizem inovações tecnológicas para o meio rural, envolvendo a sustentabilidade”, aponta a técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelos programas JAA e AAJ, Regiane Hornung.

Desafio e evolução

Adaptar a Olimpíada Rural do seu formato presencial para um modelo virtual foi um grande desafio imposto aos instrutores dos programas AAJ e JAA do SENAR-PR. Porém, essa vivência rendeu bons frutos, contribuindo para o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos em relação ao uso dos recursos digitais.

“Têm muitas ferramentas que aprendemos durante esse período de isolamento que se encaixam como complementares para desenvolver atividades em sala de aula. Quando voltarmos ao modelo presencial, vamos levar conosco estas novas ferramentas”, avalia Cilião.

Opinião semelhante tem a instrutora Francieli. “Esta fase está sendo de muita aprendizagem. Eu já conhecia várias ferramentas de apoio online e uso de celular em atividades, mas não via necessidade de utilizar. Agora estamos nos reinventando, é uma coisa boa, nos tirou do comodismo e fez a gente aprender coisas novas. Quando voltarem as aulas presenciais, teremos outra mentalidade e novas ideias para atividades. O JAA e o AAJ, com certeza, serão mais tecnológicos”, avalia.

Datas

O período de inscrições na Olimpíada Rural 2020 vai de 12 de julho a 31 de agosto. A primeira etapa de provas acontece entre 1º e 15 de setembro e a segunda fase (estudo de caso) entre 1º de outubro e 15 de novembro deste ano. O resultado com os nomes das cinco equipes vencedoras será divulgado no dia 30 de novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.