CI

Porto de Paranaguá movimentou 48 milhões de toneladas em 2018

Os granéis sólidos somaram 32,6 milhões de toneladas movimentadas em 2018.


O Porto de Paranaguá movimentou 4,4 milhões de toneladas de cargas no mês de novembro e já soma 48,8 milhões de toneladas no acumulado do ano. O número é equivalente a 97% da quantidade movimentada em todo o ano passado, quando o porto paranaense atingiu o recorde histórico, com 50,3 milhões de toneladas transportadas.

A expectativa do Governo do Paraná é ultrapassar a marca anterior e fechar 2018 com novo recorde de produtividade. “Todos os meses, em média, cerca de 4 milhões de toneladas de produtos passam pelo terminal. Temos feito um trabalho intenso para superar, mês a mês, nossas próprias marcas de movimentação”, diz o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Lourenço Fregonese.

“Todos os recordes que conquistamos nos últimos anos se devem a melhorias no processo operacional, logístico e de planejamento de atividades. Foram grandes investimentos, públicos e privados, que possibilitaram a conclusão de obras importantes e aquisição de equipamentos mais modernos. Além do esforço de trabalhadores altamente capacitados”, acrescenta.

DESTAQUES: Os granéis sólidos somaram 32,6 milhões de toneladas movimentadas em 2018. No mesmo período do ano passado foram 31 milhões. Aumento de 4% no comparativo.

A soja continua sendo o principal produto transportado por Paranaguá. Entre janeiro e novembro deste ano foram 14,4 milhões de toneladas exportadas. Aumento de 32% no comparativo com o mesmo período de 2017, quando 10,9 milhões de toneladas foram escoadas pelo porto.

A exportação de farelos também cresceu. Foram 5,1 milhões de toneladas em 2018, contra 4,3 milhões no ano passado. Alta de 19% no período.

Nas importações, o maior crescimento foi na movimentação de trigo: 52%. Em 2017, foram 142.776 toneladas. Em 2018, são 216.787.

Paranaguá é o principal porto graneleiro da América Latina. Desde 2011, o Corredor de Exportação já registrou 45% de aumento no volume movimentado e hoje mais de 80% da produção de grãos das cooperativas são exportadas pelo porto.

CARGA GERAL - Alta também na movimentação de carga geral. Foram 9,6 milhões de toneladas de produtos transportados entre janeiro e novembro deste ano - 10% mais que nos mesmos meses do ano passado (8,1 milhões).

LÍQUIDOS - A exportação de granéis líquidos, como óleo e outros derivados de petróleo, cresceu 10% entre 2017 e 2018, passando de 1,5 milhão para 1,7 milhão de toneladas. Já a importação teve queda de 13%. Foram 5,5 milhões de toneladas entre janeiro e novembro do ano passado, ante 4,5 milhões neste ano.

RECORDES - Ao longo dos últimos anos, foram registrados 50 recordes históricos no Porto de Paranaguá. Ao todo, 17 marcas históricas foram batidas ao longo de 2017: operação diária, semestral e anual de soja e de veículos; volumes de graneis sólidos, líquidos e carga geral; fluxo de caminhões no pátio de triagem. Na operação quase todos os produtos movimentados pelo porto obtiveram recordes de movimentação, dinamizando e impulsionando a economia do Paraná.

O volume de movimentações foi bem acima da média brasileira. Enquanto as exportações de produtos no Brasil inteiro tiveram crescimento médio de 7,2% em relação a 2016, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações pelo Porto de Paranaguá cresceram 17%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.