CI

PR: plantio e colheita se encerram no final de semana

No oeste ainda faltam ser colhidos 12 mil hectares


Dos quase 1,1 milhão de hectares destinados à soja no oeste na safra de verão 2018//2019, em torno de 6% ainda aguardam para serem semeados. Percentual que deve ser zerado no fim de semana se a previsão de sol se confirmar para sexta, sábado e domingo.

Os 94% plantados estão emergidos e se encontram em desenvolvimento vegetativo. A qualidade não foi afetada pelo excesso de umidade, mesmo com o mês de outubro caminhar para ser o mais molhado do ano, com 300mm acumulados, considerando que apenas ontem foram mais de 50mm. O problema é que o excesso de chuva tem dificultado os tratos culturais com as aplicações preventivas de fungicidas e herbicidas, levando em consideração que as condições climáticas são bastante favoráveis para o aparecimento de doenças oportunistas.

Segundo o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) no Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Toledo Paulo Oliva, a chuva não chega a castigar as lavouras da oleaginosa e a esperança dos produtores para encerrar o plantio está no tempo que promete firmar no fim de semana. “Por enquanto as lavouras se desenvolvem bem. A chuva dessa quarta veio tranquila, agora é esperar para fazer as aplicações preventivas. As condições neste ano são muito melhores que as registradas ano passado”, reforçou.

Na outra ponta estão cerca de 6% das lavouras de trigo que ainda estão no campo e perdendo qualidade a cada dia, algumas, inclusive, apodrecendo.

No oeste ainda faltam ser colhidos 12 mil hectares. “Cada dia que passa o grão vai perdendo qualidade no campo. Nos próximos dias faremos nossas reuniões com os municípios para saber como estão as perdas”, reforçou o técnico.

Ainda não se fala em percentual considerável de redução, mas a meta inicial de colher 606 mil toneladas em toda a região dificilmente será alcançada. “A boa notícia é que aqueles que têm trigo para colher, se confirmar sol no fim de semana, será o momento de remover tudo das lavouras”, reforçou Paulo Oliva.

Previsão do tempo

Segundo o Simepar, esta quinta-feira promete ser de bastante chuva ainda no oeste, mas amanhã o tempo promete firmar. Para sábado e domingo a expectativa é de céu com muitas nuvens e sol. Na segunda-feira o sol deverá prevalecer por todo o dia. Temperaturas não mudam muito, variam dos 13ºC aos 29ºC nos próximos dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.