CI

Mercado Financeiro: Sicredi consolida maior rede de atendimento do Paraná

Em mais de 70 municípios do Estado, instituição é a única instituição financeira presente


Ao fim do mês de maio, o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 3,7 milhões de associados no Brasil - se consolidou como a maior rede de atendimento do Paraná, totalizando 377 agências no Estado. Além disso, em mais de 70 municípios paranaenses, o Sicredi é a única instituição financeira presente, de acordo com dados do Banco Central do Brasil (BCB).

A abrangência em solo paranaense reflete o crescimento do Sicredi em nível nacional. A instituição fechou 2017 com crescimento de 20%, alcançando o resultado de R$ 2,35 bilhões. Para 2018, a previsão de crescimento permanece em 20%, além de um investimento de R$ 404 milhões durante o ano, para abertura de agências e modernização de sistemas.

A crescente expansão do Sicredi é explicada por alguns fatores determinantes, como o foco da instituição em gerar impacto positivo nas regiões onde está presente. Os resultados positivos gerados pela movimentação financeira nas cooperativas, popularmente conhecido como sobras, retornam ao cooperado e, por consequência, para a comunidade onde ele vive. É o que a instituição chama de ciclo virtuoso: o recurso captado numa praça é reinvestido na mesma região, dinamizando a economia local.

“Crescemos porque nossos associados também são donos do negócio e participam ativamente da gestão, independente dos recursos aplicados. Assim, muito além do lucro, o principal objetivo de uma instituição financeira cooperativa é oferecer as soluções financeiras adequadas para cada necessidade e fomentar as comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas”, ressalta o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

O grande vínculo com a sociedade explica o crescimento do Sicredi. Um dos exemplos deste comprometimento é o Programa A União Faz a Vida, a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição. Atualmente, o Programa, que tem como objetivo desenvolver valores de cooperação e cidadania com crianças e adolescentes, é desenvolvido em 126 municípios paranaenses, 471 escolas, com a participação de aproximadamente 8 mil educadores, atingindo 65 mil crianças e adolescentes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.