CI

Potencial produtivo do trigo pode ser comprometido

Semana termina com tempo firme e seco em praticamente todo o Brasil


A semana termina com tempo firme e seco em praticamente todo o Brasil, com exceção apenas para o Rio Grande do Sul que tem tempo instável e com chuva a qualquer hora do dia, nesta sexta-feira (20), devido a passagem de uma frente fria. Há previsão também de chuva sobre toda a faixa litorânea da Bahia e o extremo noroeste da Região Norte. 

A chuva no Rio Grande do Sul está proporcionando a elevação dos níveis de água das barragens, o que para os produtores de arroz será de suma importância, assim como será para os produtores de trigo e demais culturas de inverno, uma vez que os solos continuarão apresentando excelentes índices de umidade. Por outro lado, há relatos de que o tempo mais nublado e chuvoso das últimas semanas sobre o estado gaúcho, poderá acarretar reduções nos potenciais produtivos, já que reduz as taxas fotossintéticas da planta.

Em Santa Catarina, apesar de que o sistema não leva chuvas ao estado, as condições ainda se mantêm favoráveis ao desenvolvimento das culturas de inverno. No Paraná, a ausência de chuva há algumas semanas, já compromete o potencial produtivo das lavouras de trigo. Só há previsão de que venham ocorrer algumas pancadas de chuva sobre essas localidades no começo da semana que vem. O mesmo é previsto para o Estado de São Paulo e partes do sul de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul. Em todo o restante do Brasil a semana que vem continuará sendo marcada pelo tempo seco e sem previsão para chuva.

Próximos dias nas lavouras
 
Com o tempo seco em, praticamente, todo o Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará as condições se manterão favoráveis a continuidade dos trabalhos de colheita do milho safrinha, algodão, café e cana-de-açúcar. Não é previsto nenhuma grande anomalia que possa inviabilizar os trabalhos de campo. Só deve ocorrer algumas pancadas de chuva muito isoladas durante o mês de agosto e mesmo assim em alguns pontos isolados do Centro-Oeste e Sudeste.

Com relação as temperaturas, não há nenhum indicativo de entrada de massa de ar polar de forte intensidade que possa trazer qualquer tipo de prejuízo às culturas. As temperaturas mínimas ainda continuarão mais amenas durante as madrugadas e as máximas se manterão acima da média para essa época do ano em grande parte do centro-sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.