CI

RJ: afinal, o que é ensino híbrido?

Muitos de nós somos nativos do ensino presencial, olhamos com estranheza o aprendizado digital


Foto: Nadia Borges

Muitos de nós somos nativos do ensino presencial e olhamos com estranheza o aprendizado digital, aparentemente, tão diferente de como aprendemos. Mas se há um ano, assistíamos a um FLA x FLU entre o ensino presencial e online, hoje, vivemos um amistoso entre os dois métodos com o Ensino Híbrido que nos apresenta às várias possibilidades de integração entre atividades presenciais e atividades digitais para a aprendizagem, visando à personalização do ensino e as melhores experiências no aprendizado.

Sabemos que as ferramentas digitais auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem, mas somente seu uso não é suficiente, desta forma, nada melhor que a combinação do que há de melhor nos dois métodos de ensino.

No SENAR temos a experiência, desde 2015, com o Curso Técnico em Agronegócio que é realizado a distância e presencial, e seguindo o mesmo modelo, este ano iniciamos o Curso Técnico em Fruticultura.

Outras propostas estão em preparação, como o Curso de Horticultor Orgânico que terá atividades online, na Plataforma EAD do SENAR Rio de Janeiro - que inicia suas atividades em abril - e atividades práticas em propriedades de orgânicos do Estado acompanhando todo o processo de produção.

Para ter mais informações sobre estas experiências do SENAR com o ensino híbrido, entre em contato conosco.

O site das Escolas Disruptivas, comunidade de tecnologia educacional, traz um excelente artigo: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/ensino-hibrido-o-que-e-e-como-pode-ser-usado-na-escola/

E no livro Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação, encontramos a reflexão e a experiência de vários educadores e pensadores da educação sobre o tema.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.