CI

Ciclone ganha força no país

Há alerta para temporais, chuva forte e até alagamentos


Foto: Arquivo

A Marinha do Brasil emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) sobre a formação de um ciclone subtropical que deve impactar com maior intensidade os três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e o Mato Grosso do Sul. Estão previstas chuvas fortes e vento. Já para Bahia e Minas Gerais, o aviso é de perigo de chuvas intensas.  

A nota ressalta que os ventos provocados pelo ciclone poderão ocasionar agitação marítima com ondas, em alto-mar, com alturas de até 4,5 metros, até a manhã desta terça-feira (27). 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas horas deste domingo (25), o ciclone ganhou força, sendo classificado como Tempestade Subtropical Mani. Os efeitos já estão sendo observado no Sudeste. No Espírito Santo, o município de Marilândia, registrou um volume pluviométrico 169,8 mm, no final de semana. Em Minas Gerais e algumas áreas do Rio de Janeiro também devem ocorrer chuvas fortes.

Para o Centro-Oeste há alerta laranja para temporais com chuva entre 30 e 60 mm/hora ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). O alerta vale especialmente para o Mato Grosso do Sul e Goiás. Para a Bahia, a notificação de perigo vigora até as 10h de terça-feira.

O ciclone irá se afastar do continente, nos próximos dias. A avaliação é de que rume para o leste.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.