CI

CoffeeThon dá início às ações do Avança Café 2.0

Avança Café de 2020 teve seu início com a final da competição de startups


Foto: Pixabay

Com um total de 103 inscritos e representantes de Portugal, Angola e de nove estados do Brasil (Amazonas, Rondônia, Ceará, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) e Distrito Federal, e representações de 57 municípios brasileiros, o Avança Café de 2020 teve seu início com a final da competição de startups, denominada CoffeeThon, a hackathon do café, no sábado, dia 29 de agosto.

A realização do CoffeeThon ficou por conta de duas universidades mineiras, a Universidade Federal de Viçosa-UVF e a Universidade Federal de Lavras –UFLA, por meio das suas incubadoras Inovahub/UFLA e do tecnoPARQ/UFV. Estas ações dão início ao programa da Embrapa Café, o Avança Café 2.0 (2020), em um novo formato, agora totalmente online. O programa de pré-aceleração de startups, idealizado e promovido pela Embrapa Café e executado pelas duas instituições de Ensino Superior despertou as comunidades acadêmicas com o CoffeeThon. A partir daí, os participantes tiveram cinco dias para desenvolver um produto, de base tecnológica, capaz de resolver ao menos um dos problemas apresentados.

A Coffeethon aconteceu nos dias 24 a 29 de agosto, contemplando o pré-operacional do Avança Café e, durante seis dias, universitários, pesquisadores, técnicos e professores participaram da maratona de desenvolvimento e modelagem de negócio, com o objetivo de utilizar as principais tendências tecnológicas para resolver problemas da Cadeia Produtiva do Café.

Também durante a semana, para auxiliar os participantes, foram disponibilizados diversos workshops sobre as principais ferramentas de modelagem de negócio e desenvolvimento de produto, além de mentorias com 27 profissionais qualificados, representando oito cidades do país, de áreas como Agronegócio, Tecnologia, Pitch, Validação de Dor de Mercado, Modelos de Negócio e Mínimo Produto Viável.

Nas finais ficaram selecionados os oito melhores projetos que apresentaram o Demoday, momento de demonstração para o ecossistema. Este momento de encerramento foi feito também de maneira remota, ao vivo no Youtube. Para avaliação dos projetos, uma banca externa foi criada, composta por Antônio Heberlê, coordenador do Avança Café e pesquisador da Embrapa Café; Jucélia Maia, Coordenadora do Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ e Paulo Henrique Leme, Coordenador de Incubadora e Parque Tecnológico na Universidade Federal de Lavras.

Segundo Jucelia, “O Coffeethon foi, sem dúvidas, uma oportunidade incrível de networking e criação de soluções para a cadeira produtiva do café. Tendo o tecnoPARQ da UFV,  o InovaHub da UFLA e a Embrapa Café, como realizadores desse evento, claro que se podia esperar projetos de qualidade, mas se tratando de uma maratona de 01 semana, sabemos que nesses eventos de curta duração, podem finalizar com  projetos bem superficiais, e confesso que fui surpreendida positivamente, pela qualidade e robustez dos projetos finalistas do Coffeethon. A organização e o time de mentores trabalharam muito bem, pois os projetos finalistas do Demoday foram brilhantes. Se uma maratona de uma semana contribuiu para a formação de projetos de tão alta qualidade do nível que foi, podemos ter certeza que o Programa de Pré Aceleração do Avança Café será um sucesso!”.

Dois projetos foram eleitos os melhores, sendo a segunda colocada a equipe Rotas do Café, aplicativo para registro e divulgação de rotas turísticas do café, recebendo a premiação de R$300,00, e a vencedora, a equipe AgroInn, hardware e software para medição da qualidade do café, recebendo a premiação de R$800,00. Todas as oito equipes finalistas foram indicadas e serão encaminhadas diretamente para a terceira e última fase do processo seletivo do Avança Café. 

O Avança Café

Durante o Demoday da CoffeeThon, foi lançado oficialmente o edital da segunda rodada do Avança Café. Em 2020, o Avança Café terá duração de 12 semanas, sendo realizado de maneira totalmente online. As startups selecionadas terão acesso a mentorias, conteúdos e acompanhamento de agentes de aceleração, além de concorrer ao prêmio Siscoop/OCB que totaliza 21 mil reais para este ano. Para acessar o edital e fazer inscrições, acesse www.avancacafe.com.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.