CI

Expofruit movimenta setor da fruticultura do RN

21ª edição da Expofruit - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (21)


A 21ª edição da Expofruit - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (21), na Estação das Artes, em Mossoró, com a presença de vários empresários e produtores ligados à cadeia produtiva do setor. O evento, que segue até quinta-feira, deve movimentar uma média de R$ 40 milhões em negócios e tem a expectativa de receber aproximadamente 15 mil visitantes nos três dias de realização.

A cerimônia de abertura foi iniciada pelo presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte – COEX, Luiz Roberto Barcelos, que lembrou que o Brasil é atualmente o terceiro maior exportador de frutas do mundo, atrás apenas da Índia e China. “A fruticultura é uma geradora de riqueza para o Rio Grande do Norte e foi responsável por exportar U$$ 130 milhões e colocar o estado como segundo maior exportador do Brasil. No entanto, exportamos menos de 3% do que produzimos e esse número pode e deve crescer”, afirmou.

Grande parceiro na realização da Expofruit desde 1991, o Sebrae foi representado pelo diretor de Operações no Rio Grande do Norte, Eduardo Viana, que fez um histórico dessa parceria no decorrer dos mais de vinte anos de realização da feira. “Estamos ao lado da fruticultura no Rio Grande do Norte desde o início de feira e acompanhamos o crescimento da Expofruit, vendo ela se tornar uma ótima oportunidade de negócio. Estamos antenados com o futuro e apoiando o agronegócio para agregar valor aos nossos produtos, expandir nossos mercados, trazer inovações e novas opções frutíferas para o setor. Apostamos no crescimento da fruticultura do Rio Grande do Norte e desejamos vida longa a Expofruit”, falou.

Representando o governo estadual, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do estado, Guilherme Saldanha, também falou em como a produção frutícola transformou o Rio Grande do Norte no segundo maior exportador de frutas no Brasil. “Tenho orgulho e alegria por essa feira. Sabemos que não é fácil trabalhar com agricultura no Brasil e promover o desenvolvimento por meio dela. Mas nós criamos o tão sonhado ambiente favorável para desenvolver atividades facilitadoras para o crescimento da agricultura no RN e hoje somos o segundo maior exportador de frutas no país. Desburocratizamos o setor, ampliamos barreiras, geramos mais emprego e renda e mais divisas para o município”, disse.

Para a Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, a fruticultura irrigada impulsiona a economia do RN e do Brasil e a sua importância é inegável. “Quando fui procurada para apoiar a feira concordamos em dar uma nova dinâmica a feira. Um retorno em grande estilo apresentando produtos e novas tecnologias. Nosso governo foi responsável por fazer o RN Sustentável e aprovar benefícios para dez cadeias produtivas entre elas a do o melão e do caju. A fruticultura vem se fortalecendo e crescendo e isso é bom para Mossoró e para o Rio Grande do Norte. Estamos aqui reunidos para avançar cada vez mais e continuar a crescer. Por causa da Expofruit, hoje a Estação das Artes é também a Estação dos Negócios”.

A cerimônia de abertura também contou com a presença de várias autoridades do setor e representantes de entidades parceiras, como Governo do Estado, Prefeitura de Mossoró, Superintendência do Ministério da Agricultura, FIERN, SEBRAE, FAERN/SENAR, BNB, CODERN, IDEMA, IDIARN, CDL Mossoró, LAIRE, Câmara Municipal de Mossoró, entre outros.

Serviço:

Evento: Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada- Expofruit 2018
Data: 21 a 23 de agosto
Local: Estação das Artes – Mossoró/RN.
Site: www.expofruit.com.br
Twitter: @expofruit
Facebook:                                                                     
Instagram:Expofruit_2018

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.