CI

SENAR/RN capacita produtores rurais na gestão de negócios

O SENAR/RN está capacitando produtores rurais com o programa Negócio Certo Rural


Foto: Eliza Maliszewski

O SENAR/RN está capacitando produtores rurais com o programa Negócio Certo Rural, que é um treinamento de gestão voltado para pequenos produtores rurais e, com ferramentas simples de gestão, eles aprendem a desenvolver, planejar e melhor administrar a pequena propriedade rural. O programa oferece também consultoria na sala de aula e na propriedade – de forma individual.

“Nos cinco encontros trabalhamos vários pontos: iniciando pelo diagnóstico da propriedade, na sequência vamos elaborar e definir o plano de negócios, a viabilidade do negócio, indicadores financeiros, rentabilidade, organização e administração, venda e pós-venda. Em seguida, vamos para a consultoria da propriedade com duração de 4 horas para identificar a realidade e o dia a dia da propriedade e, assim, iniciar a aplicação do plano de negócios”, destacou o instrutor responsável Renato Júnior.

O produtor rural Sadir Francisco é um dos alunos do treinamento, ele é produtor de camarão há mais de 20 anos e, pela primeira vez, participa do curso ofertado pelo SENAR/RN “É uma grande satisfação participar do NCR, o curso está mostrando conhecimento da área de administração para obtermos melhores resultados na gestão e finanças também na cadeia da carcinicultura”, disse.

Aperfeiçoar o conhecimento e aplicar na propriedade rural onde atua com avicultura é um dos objetivos do produtor Sândalo Elpídio. “Comecei a produção de galinha caipira após participação em um curso do Senar/RN, hoje quero melhorar nossa atividade e, por isso, estou aqui adquirindo mais informações”.

“Estou muito grata ao Senar/RN por contemplar nossa comunidade que é carente, mas por meio dos cursos oferecidos pelo Senar está sendo possível aumentar a renda familiar”, enfatizou a presidente da Associação Elinalda Mariano.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

No município de Senador Georgino Avelino, 19 dos 22 alunos inscritos no Negócio Certo Rural são produtores rurais atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/RN – o AgroNordeste, na cadeia produtiva Carcinicultura.

Um dos participantes é o produtor Germano Pacheco, que ingressou no projeto AgroNordeste em setembro de 2020 e já traça metas para aumento da produtividade com a assistência técnica e o NCR. “Não sou formado em Contabilidade, então o curso traz clareza as contas, sem falar sobre o plano de negócios que pode ajudar, como por exemplo, levar aos bancos para financiamentos se for necessário”.

Crescer é o principal objetivo do produtor de camarão José Carlos Andrade, que participa do curso com a sua filha que pretender suceder o pai na comercialização do camarão. Ele atua no setor há mais de 25 anos. “O curso está sendo excelente para eu aumentar a venda do camarão. Eu quero que minha filha comece a aprender e ingresse no mesmo setor de trabalho“. Maria Rita Andrade,17, é filha do produtor José Carlos, ela acompanha o processamento da despesca do camarão na propriedade do pai. Hoje, ela participa do NCR com o intuito de atuar na propriedade. “Quero auxiliar meu pai na produção e quem sabe um dia continuar o trabalho dele”, destacou.

“O NCR veio com o objetivo de ajudar o produtor na administração da sua propriedade, então hoje o projeto AgroNordeste está interligado com o NCR para que eles desenvolvam um melhor manejo e produção da sua atividade e consiga administrar de forma correta sua produção”, falou a técnica de campo Jéssica Adrianes

O programa NCR é uma parceria entre Senar e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para passar aos produtores rurais conceitos de empreendedorismo, planejamento e administração e elaboração de planos de negócios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.