CI

SENAR-RN capacita produtores em beneficiamento do caju

A região destaca-se na produção do caju e foi contemplada no ano passado com o Projeto Fortalecimento da Cajucultura


Foto: Pixabay

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte – SENAR/RN em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Florânia ofereceu, na Comunidade Serra do Cajueiro, no município de Florânia, o curso de Formação Profissional Rural em Beneficiamento do Caju, na última semana, um grupo de 10 pessoas participou do curso.

A região destaca-se na produção do caju e foi contemplada no ano passado com o Projeto Fortalecimento da Cajucultura e, atualmente, os produtores recebem o programa de AgroNordeste – Assistência Técnica do Senar-RN. Durante o treinamento os participantes colocaram em prática a elaboração de novos produtos a partir do caju, tais como bolo, pães, cajuína, doces, hambúrguer, almôndegas, kibe, geleias, lasanha, coxinha, dindin gourmet além da higiene e manipulação.

De acordo com a educadora responsável pelo curso, Bárbara Isabaux, com as novas técnicas eles terão a possibilidade de ampliar a renda da família oferecendo novos produtos oriundos do caju. “O objetivo do curso foi também evitar o desperdício de alimentos pelos produtores rurais, e podemos mostrar os inúmeros insumos que podem ser feitos a partir do caju na prática”, destacou.

“O curso foi muito importante para produtores aqui da Serra do Cajueiro, aprendi muito e destaco o manejo do caju, que eu não sabia, e também o aprendizado de como fazer bolo, pães e doces à base do caju”, disse a aluna Emanoele Barros.

Joel Laurentino participou do curso com o intuito de aprender fazer os produtos para aumentar a renda. “Minha vontade é valorizar ainda mais nosso caju a partir do aprendizado no curso eu quero produzir os produtos e comercializar na região”.

Com a capacitação, os produtores agregam valor ao caju cultivando na sua propriedade e assim ter sua renda própria, como é o caso da produtora rural Maria Marli Silva, que participou de outros três cursos de qualificação do Senar-RN.“Eu nunca imaginei essa oportunidade a partir do Senar-RN, descobrir inúmeros produtos oriundos do caju. Esse curso foi muito importante para nossa região e pretendo repassar o conhecimento para outras pessoas da minha família”, comentou.

“Os moradores procuraram o sindicato em busca do curso voltado para o beneficiamento do caju e agora, além do caju e da castanha, irão vender também produtos como bolos, pães e doces”, falou Rogério Roosevelt.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.