CI

Comitês estaduais do AgroNordeste começam a ser instalados

Colegiados vão reunir representantes do Mapa, das vinculadas e dos parceiros para execução do plano


Os comitês estaduais do AgroNordeste, plano de ação lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), começam a ser instalados nesta quarta-feira (9). Integrados por representantes do Mapa, das entidades vinculadas e das instituições parceiras, os comitês vão fazer os levantamentos necessários para definição dos projetos que serão desenvolvidos em cada um dos 12 territórios prioritários nos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais.

Liderado pelo Mapa, o AgroNordeste será desenvolvido em parceria com órgãos vinculados à pasta e instituições como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.

O primeiro comitê estadual será instalado em João Pessoa, às 9h, nesta quarta-feira (9). Os comitês vão coordenar as vinculadas e os parceiros, assim como mobilizar os atores estaduais para a execução do AgroNordeste. Ainda nesta semana serão instalados os comitês estaduais do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, em Natal, e do Ceará, sexta-feira, em Fortaleza.

“Com a instalação dos comitês, nós teremos perfeito todos os estados incluídos no semiárido brasileiro. Ao mesmo tempo os comitês vão preparar o diagnóstico de cada região, porque posteriormente nós voltaremos para fazer a implantação dos escritórios locais de operação, que vão ser os braços do ministério nas regiões onde serão implementadas as atividades prioritárias”, afirmou o diretor-geral do AgroNordeste, Danilo Forte.

O plano tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região. No biênio 2019/2020, 230 municípios serão contemplados com ações concentradas do programa.

O AgroNordeste se junta a outras ações já executadas pelo ministério na região, como Programa de Aquisição de Alimentos, regularização fundiária, Selo Arte, promoção da irrigação, indicação geográfica, equivalência de sistemas de inspeção de produtos de origem animal (Sisbi) e combate a doenças e pragas (febre aftosa, peste suína clássica e mosca das frutas).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.