CI

Comunidade Quilombola de Cajazeiras recebe curso de Panificação do SENAR/RN

SENAR/RN ofereceu de 12 a 16 de abril o Curso de Panificação para a Associação da Comunidade Quilombola de Cajazeiras


Foto: Divulgação

Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do RN (SENAR/RN) ofereceu de 12 a 16 de abril o Curso de Panificação para a Associação da Comunidade Quilombola de Cajazeiras, no município de Santo Antônio. Ao final do curso foram produzidas mais de 25 receitas.

“O curso é de Formação Profissional Rural e passamos a semana produzindo vários insumos trazendo para a realidade delas. Nós trabalhamos com diversos produtos regionais e produzimos pães de palma, beterraba, jerimum, de batata doce com segurança alimentar e nutricional. Nosso objetivo é que elas finalizem o curso sabendo manusear pães e massas de forma higiênica e sanitária do insumo até a comercialização”, destacou Bárbara Isabaux, educadora do SENAR/RN responsável pelo curso.

O curso contribuiu para a qualificação das produtoras que aprenderam a forma correta de produção de pães caseiros e outras variedades de produtos de panificação. Além disso, o curso ensinou diversas receitas como também a aplicação de boas práticas de higiene, técnicas de produção e equipamentos e utensílios básicos na fabricação dos alimentos.

“Para o SENAR/RN melhorar vidas é um compromisso, é missão. Atuar aqui na Comunidade e melhorar a qualidade de vida delas e saber que as alunas vão aproveitar os alimentos, enriquecer a alimentação e, ainda, ter a possibilidade de fortalecer enquanto empreendedoras é enriquecedor”, disse Heloísa Melo, pedagoga do SENAR/RN.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio Beto Madruga enfatizou a importância da parceria com o Sindicato e incentivou as alunas para comercialização dos produtos. “Nós fomos procurados pela Associação e, agora, com esse curso de Panificação só vem agregar para as alunas, que podem comercializar na região e fora. A Associação tem uma estrutura boa para diversos cursos e pode contar com o Sindicato para viabilizar mais ações”, falou.

Para as participantes o resultado foi gratificante e com o conhecimento adquirido a expectativa das mulheres da Associação é comercializar os produtos para complementar a renda.

“Pretendemos crescer e revender nossos produtos e em relação ao curso só temos que agradecer ao Senar/RN e a professora Bárbara pelas receitas ensinadas, aproveitamos para solicitar mais cursos para continuarmos nos capacitando”, destacou Mauriceia Silva, presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Cajazeiras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.