CI

Tecnologia e seguro rural: uma urgência estratégica

"O futuro do segmento já chegou, só precisa ser compreendido"



"O futuro do segmento já chegou, só precisa ser compreendido" "O futuro do segmento já chegou, só precisa ser compreendido" - Foto: Pixabay

O agronegócio brasileiro vive um momento de alerta: em 2024, o setor já registra quase 1.300 pedidos de recuperação judicial, um recorde preocupante que evidencia fragilidades na gestão de riscos. Nesse cenário, o seguro rural surge como ferramenta essencial para a sustentabilidade financeira do campo, mas sua adesão ainda é extremamente baixa. Menos de 10% da área agrícola no Brasil é segurada, enquanto nos Estados Unidos o índice ultrapassa 80%.

Segundo Sérgio Rocha, CEO da Agrotools, essa baixa adesão não está ligada apenas ao custo ou à burocracia. A falta de informação, somada à ausência de tecnologia apropriada, limita o alcance do seguro rural. No entanto, com o avanço da digitalização do campo e o uso de inteligência artificial, o setor começa a vislumbrar um novo horizonte. A tecnologia promete não apenas acelerar processos, mas também ampliar o acesso, a eficiência e a atratividade do seguro rural para produtores e empresas do agro.

“E é claro, não podemos esquecer das mudanças climáticas. Uma das pautas mais importantes em todo o mundo na atualidade, esses eventos extremos promovem várias imprevisibilidades para o agro, não apenas travando entregas, mas também prejudicando a cadeia produtiva como um todo do dia para a noite”, comenta.

As enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 impulsionaram o debate. Em resposta, o governo federal remanejou R\$ 210 milhões do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) para apoiar produtores atingidos. Além disso, o Projeto de Lei 2951/2024, que propõe a criação de um fundo de catástrofe, reforça que a proteção rural está ganhando espaço na agenda pública como prioridade estratégica.

“Ou seja, todos os desafios operacionais, logísticos e informacionais que impedem a adoção dessa ferramenta em larga escala são solucionados. A longo prazo, isso não só protege o negócio, mas também alavanca o crescimento sustentável do setor.  Com o apoio da tecnologia, o seguro rural tem tudo para se tornar uma infraestrutura essencial para o agro brasileiro. O futuro do segmento já chegou, só precisa ser compreendido e colocado em prática por completo”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.