CI

Carne e soja são destaques nas exportações de alimentos em Rondônia

Oleaginosa é a principal cultura do Estado


Foto: Divulgação

Mesmo em meio à pandemia, as exportações de alimentos em Rondônia fecharam o ano estáveis, se comparado com os resultados de 2019. Atualmente, a carne bovina e a soja são as principais commodities agrícolas negociadas. No ano passado, Rondônia ocupou o 16º lugar no ranking dos estados exportadores do Brasil, tendo 0,6% de participação e arrecadando US$ 1.303,9 milhões.

As principais exportações de Rondônia em 2020 foram: carne bovina fresca, refrigerada ou congelada ($624 milhões), soja ($421 milhões), madeira ($48,3 milhões), carnes e miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas ($30,9 milhões), matérias brutas de animais ($28,9 milhões), produtos de indústria de transformação ($28,2 milhões) e estanho ($13,4 milhões). Hong Kong, Egito, Chile, Países Baixos (Holanda), China, Espanha e Turquia são os principais parceiros comerciais de Rondônia.

Segundo o secretário da Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, em 2019, o Estado aumentou o volume de exportações de gado. “Rondônia possui atualmente um rebanho de bovinos e bubalinos de 13,9 milhões de cabeças, distribuídos por 5.860.878 hectares. Nos últimos anos, a pecuária rondoniense avançou significativamente, a qual reflete nos dias atuais”, explicou. 

O potencial agrícola de Rondônia, quando falamos em soja, é surpreendente. Atualmente, houve um crescimento nas exportações, chegando em 42% de participação e totalizando US$ 285 milhões. “A soja é um dos principais produtos exportados pelo Brasil e Rondônia se enquadra nessa balança. É a principal cultura que movimenta a economia do Estado, representando 13% do Valor Bruto da Produção (VBP). A área de produção cresce em torno de 20% por ano e poderá chegar a um milhão de hectares nos próximos cinco anos”, contou Padovani.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.