CI

Governo de Rondônia incentiva produção

Estado tem incentivado os produtores em investir na produção e pesquisa de novos clones


Rondônia ganha cada vez mais destaque na produção de café. A dedicação dos cafeicultores está fazendo a diferença com inovações tecnológicas no manejo, produtividade, beneficiamento e na qualidade da produção cafeeira.

Considerando a produção de mudas clonais de café como uma das variáveis importantes de toda a cadeia produtiva, já que as suas qualidades genéticas e sanitárias são essenciais para a formação de uma lavoura produtiva, o governo de Rondônia tem incentivado os produtores em investir na produção e pesquisa de novos clones. Com isso, conseguiram atender um número maior de agricultores familiares, que puderam adquirir as mudas com preços compatíveis.

“Por isso, é necessário também a determinação de um padrão das mudas, como forma de certificar-se de que quando adquiridas estarão dentro das condições de sanidade fitossanitária, sistema radicular e área vegetativa aptas a serem levadas ao campo e que assegurem a produção saudável, pois o cafeeiro é uma planta com característica de cultivo perene, podendo ser cultivada por vários anos sem que haja necessidade de replantio” destaca Evandro Padovani, secretário de Estado da Agricultura (Seagri).

Programa Plante Mais

Com amparo na Lei 3.968, de 27 de dezembro de 2016, que criou o Programa Plante Mais, o governo de Rondônia investiu neste seguimento da cadeia nas últimas duas safras – 2017/2018 e 2018/2019, fomentando a aquisição de mudas clonais de café diretamente dos viveiristas, regularmente registrados no Ministério da Agricultura (Mapa) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

De acordo com Padovani, estão sendo entregues 560 mil mudas de café canéfora (robusta) de origem clonal para 44 municípios do estado. As mudas são distribuídas para as prefeituras, que se encarregam de distribuir para 23 mil famílias de cafeicultores. As plantas foram adquiridas com recursos próprios da Seagri no valor de R$ 599,66.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.