CI

RO: acordo com Seagri e Fetagro que unifica preços do PAA é renovado

Os preços pagos aos produtores familiares de Rondônia pelo PAA estão em igualdade aos praticados pela Seagri


Foto: Nadia Borges

Os preços pagos aos produtores familiares de Rondônia pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estão em igualdade aos praticados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). A unificação dos valores de referência na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) tornou-se com a renovação do acordo de cooperação técnica, celebrado nesta quinta-feira (29), entre as entidades e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro).

O documento estabelece que tanto a Companhia como a Seagri adotem a mesma metodologia de pesquisa de preços, seguindo as diretrizes definidas pelo Grupo Gestor do Programa. “Ao se determinar que cotações de referência sejam definidos pela média três pesquisas de preços praticados no mercado atacadista local ou regional, apurados nos últimos doze meses, evita-se divergências e faz com que seja pago preço justo aos produtos dos agricultores beneficiários comercializados sob o guarda-chuva de um mesmo programa” ressalta o superintendente regional da Companhia, Anderson Gomes.

O acordo foi renovado por mais cinco anos. Além do superintendente da Conab, assinam o termo de o secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro César Padovani, e a diretora-presidente da Fetagro, Alessandra da Costa Lunas.

Na modalidade CDS, a Conab comercializa a produção da agricultura familiar a preços remuneratórios ao agricultor. Os produtos adquiridos são doados à rede socioassistencial do estado que atende pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. A execução é realizada por associações de agricultores familiares conforme projetos apresentados à Companhia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.