CI

RO: cafeicultor vence categoria robusta/conilon

Rondônia é o terceiro maior produtor de café robusta do Brasil e o maior da região Norte


Foto: Pixabay

O 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2019 bateu recorde de amostras e Rondônia marcou presença com Alex Marques de Lima, do município de Alto Alegre dos Parecis, que ganhou o prêmio de primeiro lugar na categoria robusta/conilon.

“Foi uma emoção grande quando recebi a notícia que tinha vencido o prêmio. Durante minha vida inteira trabalhei na roça com o meu pai plantando café. Tenho 30 anos e é muito bom representar Rondônia nesse concurso”, destacou Alex. “Eu concorria apenas com o café arábica e pela primeira vez concorri com o robusta/conilon, e fomos vencedores. Minha família já participou de outros concursos importantes como o Concafé de Rondônia e o Coffee of The Year, que aconteceu em Belo Horizonte, durante a Semana Internacional do Café, e ficamos entre os 10 melhores. Agora chegamos ao primeiro colocado de um concurso muito importante no País”, afirmou o cafeicultor.

De acordo com o engenheiro agrônomo e Q Robusta Grader (especialista em degustação de café robusta), Janderson Dalazen, a Família Lima do município de Alto Alegre dos Parecis é um exemplo para o estado na produção de café de qualidade. “Esse é o resultado de um trabalho feito com qualidade. Rondônia fica muito feliz com essa conquista, dará ainda mais visibilidade para o nosso produtor e mostrará a qualidade do nosso café”, destacou o engenheiro.

Segundo o secretário da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, este concurso é muito conhecido e conceituado no Brasil. “Rondônia mais uma vez se destaca em primeiro lugar com seu produto de qualidade. Parabenizo a família Lima por levar o nome do nosso estado no ranking de primeiro colocado. Rondônia é o terceiro maior produtor de café robusta do Brasil e o maior da região Norte. Já somos conhecidos neste setor. Trabalhamos firmes para aumentar ainda mais esse crescimento”, comentou Padovani.

Com objetivo de facilitar a compra e venda do café e dando mais oportunidade para os produtores comercializarem seus produtos, as sacas são leiloadas através de leilão online. Na ocasião, uma saca do café robusta de Rondônia foi arrematada por R$ 1.600 e a outra por R$ 1.550.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.