CI

Cooperativas preparam semana de degustação de café

Na maioria dos lares brasileiros o dia só começa depois de uma boa xícara de café


Na maioria dos lares brasileiros o dia só começa depois de uma boa xícara de café. Aliás, esse grão, além de fonte de sabor e energia, é, historicamente, fonte de renda, de trabalho e de emprego para muitos. E para celebrar a importância socioeconômica desse grão – um dos pilares da economia nacional – o Sistema OCB, o Conselho Nacional do Café e o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo (ES), promoverão a Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil, com o tema Cafezinho com o Cooperativismo.

O evento, que ocorrerá entre os dias 19 a 21 de março, em Brasília, conta com o apoio de 12 cooperativas (Agrocoop, Cafesul, Coabriel, Cocapec, Cocatrel, Comamo, Coopeavi, Cooxupé, Minasul, Expocaccer, Região do Cerrado e Dulcerrado) que apresentarão seus cafés especiais ao público.

Toda a programação será realizada no Espaço Mário Covas, da Câmara dos Deputados, onde será montado um estande do Movimento SomosCoop, responsável por dar mais visibilidade ao cooperativismo e, ainda, por despertar o orgulho naqueles já sabem o quanto o trabalho coletivo vale a pena.

Objetivo

No evento, serão degustados cafés produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rondônia. Além de promover o café do Brasil e a força do cooperativismo na cafeicultura, o encontro também tem como objetivos oportunizar o diálogo entre representantes do setor, oriundos de diversas partes do país, e mostrar a necessidade de um olhar mais atencioso dos parlamentares.

Importância

“Por muito tempo, o café foi uma das principais cadeias do setor produtivo, em termos de geração de valor para o produtor e de resultados para a economia do país. Com o tempo, em função do surgimento de outros tipos de cultura, dos baixos investimentos em pesquisa e por falta de uma política de desenvolvimento, a sustentabilidade da cafeicultura nacional sofreu muito. Por isso, esse evento, realizado no Congresso Nacional, pretende mostrar o quanto essa cadeia é carente de leis que estimulem sua reestruturação e melhorem a qualidade de vida daqueles que vivem do café”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Exemplo

O presidente da Frencoop destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil, principalmente em tempos de preços em baixa. “As cooperativas conseguem transformar vidas, garantindo renda sustentável aos produtores, de forma harmônica. O cooperativismo na cafeicultura é exemplo a ser seguido em outras culturas agrícolas e, junto com a Frencoop e à OCB vamos estimular para que o setor seja protagonista no desenvolvimento regional”, avalia Evair de Melo.

Oportunidade
De acordo com o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, a Semana de Degustação será uma grande oportunidade de colocar a cafeicultura em destaque nos espaços políticos, “visto que nos últimos anos o setor não teve a visibilidade que merece nas ações do Governo Federal”.

Vem tomar um café com a gente
A Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil é aberta ao público em geral.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.