CI

Projeto Quintais Sustentáveis organiza feirinha agroecológica na Embrapa Roraima

Empregados da Embrapa Roraima estão conhecendo de perto os frutos, ou melhor, as hortaliças geradas pelo projeto Quintais Sustentáveis


Os empregados da Embrapa Roraima estão conhecendo de perto os frutos, ou melhor, as hortaliças geradas pelo projeto Quintais Sustentáveis. Desde o início de fevereiro, as famílias atendidas pelo projeto organizam uma feira agroecológica no estacionamento da Empresa para comercialização dos excedentes produzidos nos quintais. A iniciativa conta, atualmente, com seis expositores e acontece todas as quintas-feiras, pela manhã.

Os produtos ofertados são hortaliças, mudas, flores, composto orgânico e diversas plantas alimentícias não convencionais (PANCs), como a vinagreira, azedinha, ora-pro-nóbis, taioba, cariru e beldroega. A iniciativa busca propiciar uma experiência de venda para as famílias e também incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis entre os empregados da Embrapa.

De acordo com o coordenador do projeto, o pesquisador Rafael Porto, a ideia da feirinha surgiu como uma forma de mostrar às famílias as potencialidades dos cultivos como negócio e incremento de renda. Porto explica que a questão do empreendedorismo é abordada no projeto ‘Quintais Sustentáveis,’ que tem entre seus pilares a produção de base agroecológica, a segurança alimentar e nutricional, geração de renda e inclusão social e produtiva de públicos em situação de vulnerabilidade.

Para a dona de casa Paula Freitas, a experiência está sendo positiva. “Estou no projeto há um ano e já produzo bastante no meu quintal. Além do conhecimento que adquiri, agora também estou conseguindo uma renda extra para a minha família com a venda na feirinha. Me sinto realizada”, conta.

Quem consome os produtos também elogia. “Estou gostando da facilidade de adquirir hortaliças frescas e produzidas de forma saudável sem precisar sair do trabalho”, diz a técnica de laboratório Eliane Cunha, que já se tornou uma compradora regular da feirinha.

Conheça o Projeto Quintais Sustentáveis

Iniciado em 2018 e com duração prevista de dois anos, o projeto é uma iniciativa da Embrapa Roraima e do Lar Fabiano de Cristo (Casa de Timóteo), que busca qualificar as famílias em situação de vulnerabilidade social para a produção sustentável, contribuindo com a diversificação alimentar e inclusão de produtos mais saudáveis e nutritivos nas refeições diárias dessas famílias.

Para isso, o projeto realiza cursos e oficinas práticas sobre o cultivo orgânico, produção de adubo, técnicas de compostagem, uso racional da água e formas de aproveitamento dos alimentos.  Atualmente, 11 famílias participam do projeto, com estimativa de chegar a 15 até o final de 2019. Já o alcance indireto é maior, estimado em mais de 300 pessoas, uma vez que as famílias atendidas também funcionam como multiplicadores junto a sua comunidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.