CI

Ações monitoram mosca-da-carambola em aeroporto

Medida quer conscientizar para não transportar frutos e vegetais de áreas com ocorrência da praga


Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura começou nesta terça-feira (1º) ações de prevenção contra a dispersão da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) no país. As ações de fiscalização acontecem em bagagens de passageiros dos voos oriundos do Aeroporto de Boa Vista (RR), Estado onde a praga já está presente.

Auditores fiscais federais da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR) querem conscientizar as pessoas a não transportarem frutas e vegetais de áreas onde há incidência do inseto. Além disso a vigilância e o controle de trânsito nas barreiras estaduais da ADERR foram reforçados. A agência estadual é responsável pela fiscalização do trânsito interno do estado, por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Defesa Agropecuária.

A praga pode trazer grandes prejuízos à fruticultura brasileira. O país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca-da-carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação. A praga quarentenária causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.

No mês de agosto, o Mapa capturou um exemplar da praga da mosca-da-carambola na área urbana de Boa Vista. Foram adotadas todas as medidas previstas nos planos emergenciais de controle da praga, além da intensificação do monitoramento na área delimitada. Até o presente momento, não houve registro de novas capturas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.