CI

Projeto da Gadolando visa qualificar controle e produção de leite

Iniciativa foi apresentada ao secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura


Foto: Divulgação

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 5 de março, com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Schwanke. Na pauta um projeto de fomento técnico para aumentar a qualificação dos animais e a produção de leite. Participaram do encontro o presidente da entidade, Marcos Tang, e o superintendente técnico, José Luiz Rigon, além do deputado Estadual Edson Brum (MDB).

Segundo Tang, foram mostradas as atividades que a Gadolando executa e a diferença que existe entre o gado holandês registrado na sua produtividade à nível nacional e a vaca comum considerada pelo IBGE. "Mostramos que se formos pelo lado de registro, controle genealógico, controle leiteiro e classificação morfológica, podemos produzir mais com menos animais", destaca.

O projeto visa recursos para fomentar junto aos produtores atividades técnicas de capacitação e registros dos animais e os controles. "Falamos dentro daquela filosofia que só melhoramos o que conhecemos bem. Entregamos um projeto para que possamos incrementar estas ações técnicas dentro da porteira, lá na casa do produtor desde o início, registro da terneira, controle, acompanhamento, sem jamais esquecer a sanidade", observa o presidente da Gadolando.

O dirigente salienta que a proposta foi bem recebida pelos participantes da reunião e que a partir de agora será analisada para posterior implementação. O momento do setor lácteo e as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite também foram explanadas à Schwanke durante o encontro e medidas foram debatidas para deixar o produtor menos vulnerável.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.