CI

Alunos de Estrela Velha participam do Projeto Mãos à Horta

Estudantes do maternal até o sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Estrela Velha, participam do Projeto Mãos à Horta


Estudantes do maternal até o sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Estrela Velha, participam do Projeto Mãos à Horta. O Projeto iniciou na segunda-feira (20/05), envolve a participação de cerca de 80 alunos e é organizado pelo educandário com o apoio da Emater/RS-Ascar. 

A extensionista Social Rural da Emater/RS-Ascar, Giana Redin, explica que o Projeto visa promover a educação em saúde, oportunizando uma reflexão sobre os hábitos de vida, as escolhas comportamentais e os cuidados básicos de saúde, conhecendo e identificando as plantas e as utilizando de forma correta e segura.

A Emater/RS-Ascar está participando do projeto estimulando a produção de alimentos saudáveis e incentivando o uso de adubos orgânicos, proporcionando a melhoria da qualidade de vida e em relação às Plantas Bioativas. "A intenção é de propiciar o entendimento sobre as plantas medicinais, condimentares e aromáticas, cuidados e usos adequados", ressalta Giana. 

Na primeira atividade, os alunos puderam acompanhar a palestra do técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Fernando Redin, que abordou a diversidade vegetal visando o equilíbrio na horta orgânica. Em seguida, o grupo realizou o plantio de mudas de alface e repolho oriundas do horto comunitário de Estrela Velha. 

O projeto prevê o desenvolvimento de atividades durante todo o ano. O cronograma organizado pela direção da Escola e os extrensionistas da Emater/RS-Ascar inclui atividades como elaboração de sal temperado e sachê para espantar traças e baratas, confecção de água saborizada, travesseiro medicinal e bolo com produtos oriundos da horta, plantio de árvores frutíferas, acompanhamento na horta, dentre outras. 

A Emater/RS-Ascar de Estrela Velha atua no auxilio constante aos agricultores e jovens, buscando a segurança e a soberania alimentar, bem como a qualidade de vida e saúde.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.