CI

Como a temperatura influencia a produção de tomate

A faixa de temperatura ótima para o tomate é entre 18 e 27oC. Acima de 27oC, a formação de flores é prejudicada


Foto: Eliza Maliszewski

As altas temperaturas das semanas anteriores, aliado ao longo período com baixa insolação, provocou abortamento de flores da cultura do tomate, diminuindo o potencial produtivo da cultura. A alta umidade também favoreceu o aumento de incidência de doenças foliares na cultura, necessitando maior controle. Aumento na incidência de mosca branca nos cultivos protegidos.

O tomateiro é uma cultura de estação quente, sendo muito sensível à geada em qualquer estágio de crescimento. Se exposto a temperaturas abaixo de 10oC, as plantas podem ser prejudicadas por demora na germinação e crescimento inicial menos vigoroso. Temperaturas frias também reduzem o pegamento dos frutos e atrasam a maturação. Da mesma forma, temperaturas extremas acima de 35oC reduzem o pegamento de frutos e restringem a coloração vermelha nos frutos. Se o estresse hídrico e altas temperaturas ocorrerem ao mesmo tempo, a planta irá produzir frutos mais frágeis. 

A faixa de temperatura ótima para o tomate é entre 18 e 27oC. Acima de 27oC, a formação de flores é prejudicada. Por essa razão, a maioria das plantações ao ar livre são implantadas em climas temperados, entre os paralelos 30 e 40, tanto no hemisfério norte ou sul. No entanto, com a introdução de variedades modernas, o cultivo de tomate está se tornando cada vez mais comum em condições tropicais de alta temperatura. Umidade relativa ótima em culturas conduzidas em casa de vegetação variam de 60-80%. Em hidroponia, as umidades de 75% e 85% são níveis típicos para período diurno e noturno, respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.