CI

RS: mais de 17 mil alevinos são entregues para agricultores de Gentil

Nesta quarta-feira (25/11) foi realizada a segunda entrega de alevinos para agricultores do município de Gentil


Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (25/11) foi realizada a segunda entrega de alevinos para agricultores do município de Gentil. Foram entregues 17.830 alevinos para 41 agricultores que fizeram suas encomentas no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivos à Reativação de Açudes e Piscicultura. A primeira entrega havia sido feita nos meses de agosto e setembro, para cinco produtores comerciais, num total de 12 mil alevinos.

Os produtores que farão criação de peixes têm assistência técnica da Emater/RS-Ascar desde a adequação do açude para piscicultura, orientação de processo de construção, manejo e qualidade da água e orientação de criação. Posteriormente, calagem e adubação do açude, controle de predadores, adequação do leito do açude, cálculo do número de alevinos, alimentação, encomenda, soltura e acompanhamento do desenvolvimento dos animais.

Conforme o engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS-Ascar, Adriano Nunes de Almeida, o sistema de criação preconizado pela Instituição é o de policultivo de carpas, conforme o Curso de Piscicultura do Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Montenegro. "O policultivo de carpas é um sistema semi-intensivo de criação de peixes, que utiliza recursos próprios da propriedade para alimentar os peixes, tendo melhor viabilidade econômica em relação à produção baseada exclusivamente com ração de origem externa", explicou o agrônomo.

Ele acrescenta que a expectativa é trabalhar com ciclos bianuais, aproveitando-se de duas estações quentes (primavera-verão) para a retirada dos peixes e reintrodução de alevinos novos. "Também há recomendação de colocação de alevinos juvenis, tentando baixar a mortalidade inicial de alevinos e a predação", complementou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.