CI

Emater/RS-Ascar evidencia tecnologias na Expofeira de Três de Maio

Feira é realizada no Parque Municipal de Exposições Germano Dockhorn


A Emater/RS-Ascar prepara diversos atrativos para oportunizar aos visitantes da Expofeira de Três de Maio conhecer diversas propostas e tecnologias focadas na realidade das propriedades rurais da região. A feira, que ocorre de 27/04 a 05/05, é realizada no Parque Municipal de Exposições Germano Dockhorn. 

No Espaço Gilson Grando, quiosque com localização central no Parque e que leva este nome em homenagem ao ex-extensionista da Emater/RS-Ascar, estarão expostas tecnologias de produção, propostas de estímulo à segurança e soberania alimentar e embelezamento de arredores. O local será um convite para o descanso e para o resgate cultural, bem como para conhecer possibilidades de levar bem-estar e renda às famílias que se dedicam a atividades agrícolas seja no meio rural ou urbano.

No mesmo local acontecerão oficinas diárias de pães e cucas, com resgate de receitas tradicionais em forno de barro, em uma proposta de estímulo à valorização da cultura local e de produção para o autoconsumo. A Emater/RS-Ascar estará representada ainda no encerramento nacional da colheita de soja 2018/2019, que ocorre no sábado (27/04), em uma parceria da Expofeira e da Fenasoja 2020. Às 9h, no centro de eventos da Expodinâmica, inicia-se painel técnico com apresentação das últimas estimativas da safra no Estado pelo diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, e das expectativas da produção brasileira, pelo diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Carlos Roberto Bestetti. No painel também serão explicadas as indicações técnicas para a cultura da soja no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pela Comissão Organizadora da 42ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul, e serão repassadas informações sobre o Mercado da Soja pelo Índio Brasil Santos, da Solo Corretora de Cereais. 

Os debatedores serão o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, presidente da Aprosoja, Luís Fernando Marasca Fucks, e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul (Aenorgs), Germano Büttow. O ato oficial de encerramento oficial da colheita de soja, com a descarga de soja simbólica do último graneleiro, será às 14h. Na sequência ocorre a abertura oficial da feira. 
Já na sexta-feira (03/05), também no Espaço Gilson Grando, ocorrerá exposição de produtos de agroindústrias legalizadas de Três de Maio e região, com entrega de certificados de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS-Ascar. O evento começa às 15h, com a participação de autoridades. 

A Emater/RS-Ascar também estará presente na Expodinâmica, onde a equipe municipal irá abordar temas como irrigação, tecnologia de aplicação, secagem e armazenagem de grãos, controle de pragas em grama tifton, máquinas e equipamentos para produção leiteira, cerca elétrica com energia fotovoltaica, dentre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.