CI

Ações de educação ambiental superaram desafios em 2020

Educredi apresentou indicadores positivos nas atividades da Sala Verde voltadas aos professores e comunidade escolar


Foto: Marcel Oliveira

Os desafios enfrentados em 2020 com a pandemia de Covid-19 não impediram que as ações socioambientais da Cooperativa de Crédito de Professores, Educredi, atingissem os seus objetivos. Mesmo com distanciamento social foi possível fazer adaptações e realizar vários projetos que foram disponibilizados de forma on-line aos professores associados e à comunidade escolar. A  Sala Verde que leva o nome do patrono do cooperativismo Padre Amstad, é parte integrante dessas ações. Trata-se de uma sala itinerante idealizada pela Cooperativa, cujo objetivo é a ampliação da educação ambiental nas escolas, com atuação em Porto Alegre (RS) e Região Metropolitana e que conta com o apoio técnico da Apoena Socioambiental.

Atuando desde 2018, a partir da liberação pelo Ministério do Meio Ambiente através de edital de criação das novas salas, a Sala Verde Padre Amstad já impactou 3,8 mil pessoas diretamente e 8,5 mil indiretamente. Depois de se reinventar no ano passado, para 2021 estão previstas novidades. O diretor presidente da Educredi, Elson Geraldo de Sena Costa, afirma que é possível contribuir ainda mais para a Educação Ambiental. “O ano passado foi bastante produtivo e para 2021 temos um planejamento para a Sala Verde que é de levar mais atividades de educação ambiental para os nossos associados e comunidade escolar”, observa.

Entre as ações da Sala Verde em 2020 estão a formação de professores em oficinas e a organização e participação em eventos. Dentro do Programa Educação para a Sustentabilidade (Pesc), oferecido pela Secretaria Municipal da Prefeitura de São Leopoldo (RS), foram formados 250 professores em oficinas que tratam de questões de desenvolvimento social e econômico e fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão na resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que instituiu a Agenda 2030. Outros 28 professores foram formados no curso Por uma Educação Lixo Zero, que teve mais de 30 horas/aula. Já o vídeo com o mesmo tema direcionado para serventes e cozinheiras ficou acima de 400 visualizações.

Outra ação foi o webinar “E Eu com o Lixo”?, que fez parte da Semana do Lixo Zero de São Leopoldo e obteve mais de 170 visualizações. A Sala Verde Padre Amstad também produziu vídeos didáticos com mais de 500 visualizações e lançou uma cartilha sobre Educação Ambiental com 31 atividades práticas. Promoveu, ainda, o segundo Seminário de Educação Ambiental que contou com 2.245 participantes e mais de 3.330 interações, envolvendo quatro países: Brasil, Uruguai, Angola e Portugal. E esteve presente em outros eventos como Semana Lixo Zero de São Leopoldo, Virada Sustentável Porto Alegre e IV Vila Consciência, que contaram com 208 participantes e mais de 980 visualizações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.