CI

RS: família de Sertão instala sistema de irrigação de pivô central em propriedade

A propriedade interior do município de Sertão passa a contar com sistema de irrigação


Foto: Pixabay

A propriedade do produtor Jandir DallAgnol e de Nadir DallAgnol, na comunidade de Santa Catarina, interior do município de Sertão, passa a contar com sistema de irrigação. O sistema de pivô central de irrigação foi inaugurado na sexta-feira (20/11), sendo este o primeiro nesta modalidade instalado no município de Sertão. A área com cobertura de irrigação é de 8,5 hectares, que no momento, está sendo cultivada com a cultura de milho.

A família realizou um sonho, adquirindo um pivô central de irrigação, que é um sistema de agricultura irrigada por meio de um pivô. Nesse sistema uma área circular é projetada para receber uma estrutura suspensa que em seu centro recebe uma tubulação e por meio de um raio que gira em toda a área circular a água é aspergida por cima da plantação.

Esta ação foi financiada via projeto de crédito Pronaf, cujo projeto foi elaborado pelo Escritório Municipal, que proporciona ainda a instalação e manejo contam com acompanhamento técnico da Emater/RS-Ascar. A equipe municipal da instituição do município parabeniza a família pela adoção do sistema de irrigação, bem como se colocou à disposição para outras orientações e ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social.

A Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Escritório Municipal de Sertão, neste ano, instalou outros três sistemas de irrigação (aspersão) com cobertura de 28 hectares de área irrigada, totalizando 36,5 hectares irrigados nos sistemas instalados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.