CI

RS: reunião em Bom Retiro do Sul debate estratégias para conter estiagem

Uma reunião realizada discutiu estratégias de apoio aos agricultores


Foto: Pixabay

Uma reunião realizada na última sexta-feira (27/11) na Prefeitura de Bom Retiro do Sul discutiu estratégias de apoio aos agricultores, diante de um cenário provável com um novo período de estiagem para o começo de 2021. Coordenado pelo vice-prefeito Eder Ciceri, o encontro contou com a participação de representantes da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Conselho Municipal Agropecuário, Defesa Civil e Secretaria da Agricultura, além da administração municipal.

No encontro ficou acordada a realização de um mapeamento dos pontos mais críticos e das propriedades mais suscetíveis aos efeitos da seca, devendo a prioridade ser dada aos produtores que se dedicam à agricultura familiar. Entre as primeiras ações a serem empregadas está a limpeza dos bebedouros de água para os animais e o abastecimento de água potável, entre outras medidas que forem necessárias após o mapeamento.

No que diz respeito à reservação da água para dessedentação animal, fomento à piscicultura e irrigação de hortas e lavouras, o extensionista da Emater/RS-Ascar Samoel Zerbielli salienta a união de esforços em torno de políticas públicas que possam reduzir o déficit hídrico da região - caso de programas como o Mais Água, Mais Renda e o Segunda Água, ambos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Com a previsão de um novo período de estiagem, a Prefeitura busca, com estas medidas, apoiar os agricultores evitando assim as perdas que se refletem em todos os setores da agricultura. "A nossa ideia é atuar de forma preventiva, disponibilizando os recursos que forem necessários", salientou Ciceri.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.