CI

Apoio à produção orgânica é tema de reunião com agricultores de São José do Sul

Discutir formas de apoio à produção orgânica foi tema de uma reunião realizada na segunda-feira (10/05)


Foto: Pixabay

Discutir formas de apoio à produção orgânica foi tema de uma reunião realizada na segunda-feira (10/05), na Câmara de Vereadores de São José do Sul. Participaram do encontro representantes da Prefeitura Municipal, da Emater/RS-Ascar e da Associação de Produtores Ecológicos de Dom Diogo (ASPEDD). Na ocasião, o coletivo de agricultores se colocou à disposição da nova administração, que pretende retomar a compra de produtos orgânicos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Apoiada pela Emater/RS-Ascar desde 2013, a Associação conta atualmente com sete famílias de produtores que oferecem produtos como morangos, citros, abacate e outras frutas, além de olerícolas. "A ideia é remobilizar o grupo, ouvindo suas demandas, seus anseios, expectativas e dificuldades para que haja um alinhamento entre as intenções de todos", salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar Rogéria Flores, que destaca que um dos próximos passos da Associação será a de formalizar uma agroindústria familiar.

Participaram da reunião a prefeita Juliane Bender, o vice Laerte Junges, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente Magali Lottermann, o secretário de Educação Paulinho Brand e a presidente da Câmara de Vereadores Barbara Schadler, além dos extensionistas Pedro Veit, além de Rogéria Flores. A articulação prevê o aporte de recursos para a construção de cisternas via Consulta Popular. Já o Pnae buscará utilizar 100% da verba que vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Outras ações, como a reabertura da Feira Belezas e Sabores, acesso a outras políticas públicas e participação no canal Conversando com a Comunidade pautaram o encontro, que tem apoio de outras parcerias, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Já a Emater/RS-Ascar atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.