CI

Semana inicia chuvosa no RS

A chuva está mal distribuída no Rio Grande do Sul


Depois de um domingo chuvoso, a segunda-feira (18.03) também deve ter tempo fechado e risco de chuvas fortes, inclusive com transtornos, no Rio Grande do Sul. 

A chuva está mal distribuída no Rio Grande do Sul. Enquanto áreas do centro do Estado receberam algo até 85 milímetros (mm) nos últimos sete dias, a Zona Sul não recebeu 10mm ao longo de todo o mês de março. A falta de chuva na fronteira com o Uruguai começou em janeiro. Após os dois primeiros decêndios muito chuvosos, com acumulado de 300mm, a precipitação parou sobre a região. Somando-se o período de dois meses, chegamos 70mm, 200mm a menos que o normal para o período.

Para esta semana, embora ainda exista previsão de chuva, os acumulados serão mais modestos e não serão suficientes para diminuir o déficit na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Estimam-se pelo menos 30mm na Região Central e Planícies Costeiras, 15mm na Metade Sul e Campanha e menos de 15mm na Fronteira Oeste. A novidade ficará por conta da queda acentuada de temperatura. O outono começará na próxima quarta-feira, dia 20 de março, às 18h58 de Brasília, e logo no início da estação, veremos a primeira queda de temperatura típica da época do ano com mínimas abaixo dos 10°C sobretudo na Campanha.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de perigo para tempestades, valendo para todo o Rio Grande do Sul.

Os volumes podem ser bastante expressivos e ocasionar transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra. Atenção para as rajadas de vento de mais de 60km/h. As temperaturas sofrem declínio e ficam amenas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.