CI

Primeiras colheitas iniciam no final de setembro, em Venâncio Aires

Os produtores de tabaco iniciaram o plantio da nova safra


Os produtores de tabaco iniciaram o plantio da nova safra. O calor fora de época antecipou o transplante das mudas e a tendência é de que, no fim de setembro, iniciem as primeiras colheitas em solo venâncio-airense.

Com um novo ciclo de plantio também se renovam as expectativas por ‘boas colheitas’. Aliás, o semeio de uma nova safra impacta em muitas vidas, no campo, na indústria, no comércio e, principalmente, no lar de milhares de famílias que dependem desta cultura agrícola. Somente em Venâncio são mais de 4,2 mil famílias fumicultoras.

Com a nova safra ‘brotando’, ao mesmo tempo que o produtor torce para que nenhuma intempérie climática atinja as lavouras – afinal as forças da natureza podem destruir o trabalho de meses e comprometer a produção de uma safra inteira – , o produtor de tabaco semeia cada canteiro com o anseio de boa remuneração após a colheita. Para a maior parte dos produtores rurais, o tabaco é a principal fonte de renda.

A importância do tabaco para muitas famílias venâncio-airenses se justifica com números: somos o segundo município do Rio Grande do Sul em produção de tabaco de acordo com o último levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Estamos atrás, apenas, de Canguçu, na região Sul do estado.

A diversificação, é verdade, cresce a cada ano na Capital do Chimarrão, que também é destaque em proteína animal, em soja, milho e aipim. Além disso, há algumas safras, a Afubra vem recomendando a redução da área plantada. A orientação vai ao encontro do cenário mundial que aponta para uma redução no consumo de cigarros e também para um crescente uso de dispositivos alternativos, como cigarros de tabaco aquecido. Embora não haja percentuais específicos, reconhece-se que nestes produtos se utiliza menos tabaco.

Neste começo de safra, deve-se buscar o equilíbrio entre oferta e procura e seguir à risca as recomendações técnicas que garantem mais qualidade, fator determinante na hora da classificação e da posterior remuneração.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.