Frente fria avança pelo Brasil nesta semana
Frente fria traz chuvas e queda de temperatura para o centro-sul do país
Foto: Arquivo
De acordo com informações do Meteored, um sistema meteorológico deve provocar “chuvas expressivas para o centro-sul do país”, incluindo São Paulo, o que deve aliviar “o tempo extremamente seco da região”. A plataforma também informa que uma massa de ar frio fará as temperaturas diminuírem ao longo da semana.
Entre esta segunda-feira (1º) e a terça-feira (2), o Sul do país deve registrar formação de áreas de chuva à medida que um cavado, descrito como “região de baixa pressão”, se aprofunda sobre a América do Sul. Segundo o Meteored, as tempestades também alcançarão o Mato Grosso do Sul e, na terça-feira, chegarão a São Paulo, inclusive à região metropolitana, proporcionando alívio às condições de seca.
No Sudeste, o Meteored afirma que as tempestades devem atingir o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, podendo gerar transtornos como “cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, enchentes e alagamentos”, especialmente na terça-feira.
A previsão indica que, gradualmente, as chuvas deixarão o centro-sul do país. Entre terça (2) e quarta-feira (3), o sistema deve se transformar em um ciclone no oceano Atlântico, com centro entre as regiões Sul e Sudeste, mantendo e impulsionando a chuva sobre o centro-norte brasileiro.
Para quarta-feira (4), o Meteored aponta que o tempo volta a ficar firme e seco na região Sul, com apenas chuvas fracas próximas ao litoral. Nos dias seguintes, o cenário avança para condições abertas e ensolaradas. Paralelamente, o ciclone deve impulsionar uma massa de ar frio que, na terça-feira (2), avança pelo Rio Grande do Sul e, entre quarta (3) e quinta-feira (4), se desloca para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Embora não haja previsão de temperaturas extremamente baixas ou geadas tardias, a massa de ar frio deve trazer “um refresco para as altas temperaturas” registradas nos estados do centro-sul. Entre sexta-feira (5) e sábado (6), o sistema se afasta e deixa de atuar na região, permitindo nova elevação das temperaturas. O Meteored destaca que “o calor retornará com força” no fim de semana.