CI

Visita ao Horto de Bozano coloca Diocese de Cruz Alta em contato com mandala e espiral de plantas

O objetivo da visita foi buscar inspiração na realidade de Bozano, para melhorar o Horto-Horta Comunitário, que existe desde 2015


Foto: Divulgação

Espiral de plantas, mandala, relógio do corpo humano e mais de 50 plantas bioativas (aromáticas e condimentares). Esse foi o cenário que o seminarista da Diocese de Cruz Alta, Cirineu Bonini, a estudante da Universidade de Cruz Alta, Daniela dos Santos, e a integrante do Grupo Horto Bairro Jardim Primavera, também de Cruz Alta, Rosalia Santos Silva, encontraram durante uma visita técnica, na sexta-feira (27/11) ao Horto Comunitário de Plantas Bioativas de Bozano. O objetivo da visita foi buscar inspiração na realidade de Bozano, para melhorar o Horto-Horta Comunitário, que existe desde 2015, em Cruz Alta.

"Eles vieram conhecer uma nova proposta para pensar diferente, conhecer novos formatos de canteiros, espiral e mandala", disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Liane dos Santos.

Em Cruz Alta, o Horto-Horta Comunitário permite à Diocese interagir com 17 famílias em vulnerabilidade social.

Também acompanhou a visita ao horto a representante do Grupo de Plantas Bioativas de Bozano, Rosalina Baiotto, e a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Gisiani Bogorni.

HISTÓRIA

Inaugurado no dia 05 de setembro de 2019, o Horto Comunitário de Plantas Bioativas de Bozano foi construído em terreno cedido pela Igreja Católica, no centro da cidade. No local, a comunidade tem acesso a mais de 50 espécies de plantas.

Na região de Ijuí, a Emater/RS-Ascar tem trabalhado com 982 hortos (comunitários, escolares e domésticos). Dezesseis deles, são hortos comunitários, localizados nas cidades de Bozano, Boa Vista do Cadeado, Campo Novo, Crissiumal, Esperança do Sul, Humaitá, Nova Ramada, Redentora, Salto Jacuí, Sede Nova e Vista Gaúcha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.