CI

Dia de Campo reúne agricultores para apresentação de novas tecnologias

Evento apresentou o portfólio de produtos das organizadoras, como a Fortnutri Fertilizantes e a própria Pioneer, que lançou variedades de milho e soja


Um público de mais de 100 agricultores de municípios da Serra Gaúcha e do Vale do Caí esteve reunido nesta quinta-feira (21/02), na propriedade dos agricultores Manfred e Martin Hilgemann, da localidade de Linha Beija Flor, em Colinas, para um Dia de Campo com apresentação de novas tecnologias. Organizado pela Pioneer, em parceria com outras entidades, como a Emater/RS-Ascar e a empresa Samaq, o evento apresentou o portfólio de produtos das organizadoras, como a Fortnutri Fertilizantes e a própria Pioneer, que lançou variedades de milho e soja.

Uma segunda turma, formada por público dos vales do Taquari e Rio Pardo, é aguardada para esta sexta-feira (22/02), no mesmo local, a partir das 9h. "Este é um evento que já está na quinta edição e que busca atualizar os produtores a respeito das tecnologias disponíveis, que possibilitarão redução de custos, manejo adequado e até mesmo aumento de qualidade de vida", ressalta o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, que reforça a importância do trabalho em parceria para a consolidação da atividade.

À Emater/RS-Ascar coube a estação sobre silagem de qualidade, que foi ministrada pelos extensionsitas Martin Schmachtenberg e Micael da Silva Serpa. Nela, temas como população de plantas de milho, com quatro rendimentos de produtividade, manejo da cultura e ponto de corte da silagem foram discutidos com os participantes. "Muitas vezes são ações simples, que requerem pouco ou nenhum investimento, e que podem representar um aumento da produção, com mais qualidade", observou Schmachtenberg.

Para o agricultor João Antônio Kinzel, de Barão, o evento tem importância por possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre agricultores e empresas envolvidas. "Até o ano passado eu nunca havia participado de uma atividade desse tipo", comentou, lembrando o convite feito por meio da Emater/RS-Ascar, como parte das ações do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar do Governo do Estado. Com uma produtividade de cerca de 10 toneladas de milho por hectare, em sua propriedade, acredita poder aumentar esse número. "A gente se sente valorizado", afirma.

Além das estações de trabalho, o Dia de Campo contou com demonstração de tratores e de pulverizadores autopropelidos da empresa Massey Ferguson. Além dos agricultores, estiveram presentes autoridades, como a vice-prefeita de Colinas, Regina Sulzbach, o já citado gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann e representantes de prefeituras, como secretários e outras lideranças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.