CI

Público recorde de 93 mil pessoas marca primeiro domingo de feira em Esteio

Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu um número recorde de público na Expointer 2019 neste domingo


Com um dia de sol e calor, o parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu um número recorde de público na Expointer 2019 neste domingo (25/8). O clima ameno e a final do Freio de Ouro, maior evento do cavalo crioulo, atraíram 93.585 pessoas.

A grande final do Freio de Ouro começou às 12h, com a encenação do espetáculo que narrou a chegada da raça crioula na América. O último dia da competição foi marcado também pelas provas finais de mangueira, bayard/sarmento e paleteada. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o evento, entre criadores e admiradores da raça.

Anamaria Lucas e o marido, o ginete e domador Ariosto Camboim, levaram o filho Bernardo, de 1 ano e meio, para assistir a prova. Camboim domou um dos cavalos finalistas, que ficou em sétimo lugar na competição. "Viemos todos os anos prestigiar a prova e o trabalho do meu esposo. O Bernardo já é apaixonado pelo cavalo e nós gostamos de incluir a tradição e as coisas da nossa terra na criação dele", contou Anamaria, que segurava Bernardo no colo, devidamente pilchado.

Quem também veio com a família foi Alexandre Ferreira, que viajou de Rio Grande até Esteio acompanhado da esposa, filha, irmão, cunhada e sobrinha. Toda a família apaixonada pela raça crioula, que assiste ao evento há 20 anos. "A gente vem todos os anos. Curtimos toda a feira, mas o Freio de Ouro sem dúvida é a festa que consagra a identidade do gaúcho com a indumentária, a maneira de falar, de encilhar. É um símbolo na cultura do Rio Grande", disse.

Além das provas do Freio de Ouro, outras atrações cativaram o público. A vendedora Flávia Rodrigues, de Rosário do Sul, veio com a família visitar a Expointer pelo segundo ano consecutivo. Acompanhada do marido e dos filhos, ela tirava fotos com touros limousin no pavilhão dos bovinos. "Viemos ontem e hoje de novo. A gente está aproveitando muito. Vale muito a pena fazer o passeio", disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.