CI

RS: instalação dos Kits de irrigação é concluída em Ibarama

Emater/RS-Ascar com o apoio da prefeitura concluiu nesta semana a instalação dos kits de irrigação


Foto: Pixabay

A equipe da Emater/RS-Ascar com o apoio da prefeitura concluiu nesta semana a instalação dos kits de irrigação do Programa Segunda Água, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para os agricultores de Ibarama. Ao todo, foram beneficiadas 26 famílias do município que, além dos equipamentos, também receberam a construção dos açudes para captação e reservação de água.

Cada kit de irrigação é formado por caixa d'água de mil litros, bomba d?água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d'água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até mil m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema. Os kits são destinados à irrigação de hortas e pomares para o cultivo para o auto consumo das famílias e, em seguida, comercialização da produção excedente gerando renda.

"O trabalho da Emater, em especial da extensionista rural Lilian na instalação dos kits e o apoio da prefeitura, com a disponibilidade de veículos e dos funcionários Robson Alchieri e Joceandro Puntel, foi fundamental para a conclusão das instalações. É a articulação dos agentes públicos governos municipal e estadual e a Emater - que contribui para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais", comenta o chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Ibarama, Giovane Vielmo.

As ações do Programa Segunda Água tiveram início em 2013 com a seleção das famílias conforme as especificações do Programa e com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. A Emater/RS-Ascar, executora do Programa, elaborou os projetos técnicos e também presta Assistência Técnica continuada às famílias e acompanhou a construção dos açudes na primeira etapa de ações do Programa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.