CI

Apreendidas 450 ton de semente de soja pirata

Ação também encontrou defensivos sem registro no Brasil


Foto: Seapdr

Uma ação integrada entre Polícia Civil, Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul e Ministério da Agricultura apreendeu mais de 450 toneladas de sementes de soja com suspeita de pirataria, nesta quinta-feira (6).

As ações ocorreram nos municípios de Santa Bárbara do Sul, Carazinho e Almirante Tamandaré do Sul, todos no Norte e produtores da oleaginosa. O valor das sementes apreendidas representa mais de R$ 1,5 milhão e o pior: estavam sendo ofertadas como sementes certificadas e com preço menor.

As investigações começaram em junho após denúncia anônima de que sementes de baixa qualidade estavam sendo vendidas como originais. Foi apurado que os suspeitos burlavam o caminho legal para a produção e venda de sementes certificadas, entregando aos produtores sementes de baixa qualidade e que, consequentemente, representavam elevados prejuízos. Entre os principais danos, além da perda de produtividade, está o risco de infestação com pragas e doenças.

As equipes também encontraram agrotóxicos de uso proibido no Brasil além de irregularidades no armazenamento e uso dos produtos, como a queima de embalagens, considerada crime ambiental e destinação incorreta.

Amostras das sementes foram recolhidas para análise e os investigados foram autuados pela Secretaria. No âmbito criminal, os suspeitos estão sendo investigados por organização criminosa e estelionato. Os indícios de contrabando identificados serão encaminhados à Polícia Federal.

A Operação Bijuteria é a maior já realizada no Estado no que diz respeito ao comércio ilegal de sementes de soja.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.